TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas

Resenha: Paradigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Resenha  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  212 Visualizações

Paradigma: “conjunto de realizações, ideias e crenças, partilhados por uma comunidade e que a orientam por algum tempo na resolução de problemas, fornecendo soluções modelares aos seus praticantes”. Vitória Peres, Uma informação tácita.

Estão em todos os aspectos da nossa vida

São ambíguos: ao mesmo tempo nos permitem “novos olhares” e nos isolam dos dados que contrariam nossos paradigmas Um problema é o paradigma se tornar “a única forma possível de ver uma coisa”. A isto se chama “paralisia de paradigma” ou “doença fatal de certeza”.

Muitas das pessoas que introduzem novos paradigmas são pessoas de fora de uma determinada área, de modo que conseguem pensar a partir de outros modelos – ou, então, são pessoas que trabalham nas fronteiras das questões e áreas.

Uma atitude corajosa é exigida dos “pioneiros dos novos paradigmasRiscos: Paralisia de Paradigma – pensar que o próprio paradigma é a única possibilidade de resposta a uma determinada situação – esta postura pode levar a não perceber as oportunidades positivas que se encontram ao nosso redor.

Edgar Morin: Paradigmas são “princípios supra lógicos de organização do pensamento, princípios ocultos que governam nossa visão do mundo, que controlam a lógica de nossos discursos, que comandam nossa seleção de dados significativos e nossa recusa dos não-significativos, sem que tenhamos consciência disso”. (Pensamento Sistêmico, p. 34)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com