TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas

Trabalho Universitário: Paradigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Para iniciarmos nossas pesquisas iremos conceituar a palavra entendendo “paradigma”, sua origem e de que forma ela é entendida na prática pelas organizações empresariais:

Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

Falando em modelos a serem seguidos temos um leque de opções empresariais que englobam toda a gestão organizacional direcionando a forma que essa empresa pode ser conduzida buscando sua excelência dentro do mercado concorrente. Percebemos que o mundo vem trazendo mudanças rápidas em questões tecnológicas e conceitos administrativos gerenciais conduzindo o empresário a tais mudanças significativas na forma de pensar e repensar seus conceitos enraizados por décadas.

Ao pesquisar sobre um modelo administrativo escolhemos aquele que nos trará menos riscos e mais lucratividade, sendo assim, o novo pode parecer momentaneamente perigoso, arriscado já que, o seu campo de visão é extenso. A mudança por si só traz riscos, no entanto, é preciso saber identificar o que é certo ou errado, benéfico e maléfico em ações administrativas evitando a falência da organização.

Como em todo o grupo que contenham pessoas algumas podem ser resistentes as mudanças propostas e que queiram continuar seguindo o modelo que acreditam dar certo por já estarem habituadas, mas a quebra de paradigma se mostra nesse caso onde traz mudança de pensamentos dos envolvidos no contexto. As empresas estão revendo suas práticas que por muitas vezes oprimiam, detinham o poder centralizador e de forma vertical para traçar novos caminhos rompendo modelos burocráticos e fortalecendo a flexibilidades, investindo em tecnologias e no seu pessoal com ações motivadoras permitindo sua renovação, já que as empresas precisam lucrar mais e diminuir o custo beneficio sem prejuízos na sua produtividade.

Segundo Chiavenato “A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.” (CHIAVENATO, 1999:553-627). A liderança se destaca nesse sentido quando quem está a frente se mostra confiante e corajoso em propor tais desafios e mostrar que eles podem ser viabilizados dentro da organização trazendo o grupo para o mesmo caminho e novo pensamento.

Para empresários donos de empresas de pequeno e médio porte a quebra desses valores administrativos que conduzem a organização e todo seu pessoal pode ser de extrema relevância para fazer com que sua organização cresça e se fortaleça no mercado deixando de ser coadjuvantes buscando novos métodos que aperfeiçoem suas competências e habilidades investindo no capital humano e em tecnologias que contribuam para tal crescimento.

Podemos dizer que, o gestor que enxerga que o mercado comercial vem mudando há algum tempo percebe que investimentos em consultorias, programas de avaliação de desempenho, treinamentos e desenvolvimentos, enfim, busca um profissional qualificado que irá contribuir com a expansão da sua empresa no mercado. Destacamos o Pedagogo Empresarial como esse profissional, que irá fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com