TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parmênides - Da natureza

Por:   •  18/5/2015  •  Ensaio  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre: Parmênides. Da Natureza.

Introdução

As ideias propostas por Parmênides marcam um momento decisivo na filosofia grega. Influenciado pelo pensamento logico e científico de Pitágoras, Parmênides empregou o raciocínio dedutivo na tentativa de revelar a verdadeira natureza física do mundo.

A partir da premissa de que algo existe “é”, Parmênides deduziu que esse algo não pode também não existir “não é”, pois isso envolveria uma contradição logica.

Desenvolvimento

Parmênides ressalta que: “É necessário que o dizer e PENSAR que é sejam; pois podem SER, enquanto nada não é: nisto te indico que reflitas”. Se o autor já solicita uma reflexão sobre a frase, assim faremos. Qual o sentido do ser? Oque significa pensar? E como entender que ambas as coisas, pensar e ser coincidem?

O que podemos afirmar acerca do ser é que existem três formas de conceituar. Como substancia: “O ser toma múltiplos sentidos: num sentido, significa aquilo que é a coisa. A substancia” (Aristóteles). Afirma a existência, a realidade atual de uma coisa, o fato ou ato de ser. "Esta proposição: Eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a pronuncio ou que a concebo em meu espírito" (Descartes). Como essência, ou seja. aquilo que a coisa é: "Sou apenas uma substância cuja essência ou natureza é apenas a de pensar" (Descartes).

E o pensar é Pensar, filosoficamente, é procurar a verdade de tudo quanto existe, na ordem do ser e do conhecer, à luz dos primeiros princípios e dos últimos fins.

Mais simplesmente: pensar metafisicamente é subir do particular ao geral, do acidental ao substancial, do plano das existências ao das essências. É o primado da razão sobre a sensibilidade, do discurso ôntico sobre o natural, o descritivo ou o literário.

Para Parmênides o ser e pensar significa conhecer, logo “dizer e pensar que é sejam” assume uma forma de essência e existencial do ser, mas também do pensar pois assume uma forma de anular as variantes “enquanto nada não é”. Portanto, seria impossível existir um estado de nada – não haveria vazio. Assim, algo não pode vir do nada: deve sempre ter existido em alguma forma. Essa forma permanente não pode mudar para outra coisa sem deixar de ser permanente. A mudança fundamental seria, portanto, impossível.

Conclusão

Podemos concluir ressaltando que Parmênides, ser e pensar são sinônimos com conhecer em sua totalidade e invariabilidade. É o poder ou faculdade de compreender a verdadeira natureza das coisas e de demonstrá-la. Assim, o caráter intuitivo de ser e pensar não conflitam entre si; ao contrário, se permeia para tornar firme e evidente – necessária nos termos de Parmênides – a compreensão do objeto intencionado, mas encontra partida o “Conhecer” e o “não conhecer” são totalmente oposto eternamente.

Bibliografia

http://www.academia.edu/1518905/Sobre_o_Conceito_de_Noein_em_Parm%C3%AAnides

ATKINSON, Sam. As Grandes ideias de todos os tempos: O livro da filosofia.1°Ed. São Paulo: Editora Globo, 2011

GABRIEL, José Trindade. Parmênides. Da Natureza.1°Ed. Paulo: Loyola 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com