TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patolia Geral

Trabalho Universitário: Patolia Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 4

Metaplasia

Por Débora Carvalho Meldau

http://www.infoescola.com/histologia/metaplasia/

Metaplasia é uma alteração reversível, onde em certas condições anormais, um tipo de tecido, epitelial ou mesenquimal, pode se transformar em outro.

Pode ser visto como uma tentativa do organismo de trocar um tipo celular submetido a um estresse, por um tipo celular com maior capacidade de suportá-lo. Pode também ter origem genética, sendo que esta alteração resulta da inativação de alguns genes cuja expressão condiciona a diferenciação do tecido que sofre metaplasia e desrepressão de outros que irão condicionar o novo tipo celular.

Existem quatro tipos distintos de metaplasia:

• Epitelial escamoso: ocorre em fumantes, onde o epitélio pseudo-estratificado ciliado que reveste os brônquios pode transformar-se em epitélio estratificado pavimentoso. Consequentemente há a perda de secreção de muco. Pode ocorrer também no caso de refluxo esofágico na esofagite de Barrett, onde as células estratificadas pavimentosas desse órgão são substituídas por células colunares semelhantes às intestinais. Outro local onde pode aparecer esse tipo de metaplasia é no colo uterino, sendo o epitélio colunar substituído por epitélio escamoso estratificado.

• Epitelial glandular: ocorre, por exemplo, quando há a substituição do epitélio colunar mucoso da endocérvice dotrato reprodutivo feminino.

• Do trato reprodutivo: pode ocorrer em diversos epitélios do trato reprodutivo feminino. Um exemplo ocorre no epitélio germinativo do ovário, quando durante o processo de ovulação, leva à uma hiperplasia que pode resultar em cisto ovariano, resultando em um cistoadenoma seroso, podendo evoluir para um cistoadenocarcinoma seroso.

• Do tecido conectivo: é quando acomete tecido conjuntivo levando à formação de cartilagem, tecido adiposo ouósseo em locais onde originalmente não existiam.

Caso haja persistência do estímulo que resultou em metaplasia, esta pode transformar-se em neoplasia. Este é o caso do carcinoma de células escamosas do trato respiratório e do adenocarcinoma no esôfago de Barret.

Histologia Basica luiz C Junqueira e jose carneiro 11 ediçao Rio de janeiro; Guanabara Koogan,2011.

Em certas condições anormais ,um tipo de tecido epitelial pode transforma-se em outro .

Este processo ,que e reversível, e chamado metaplasia. Os exemplos seguintes ilustram este que processo. Em pessoas que fumam grande quantidade de cigarro ,o epitélio pseudo-estratificado ciliado que revestem os brônquios pode transformar-se em epitélio estratificado pavimentoso . Em indivíduos com deficiências crônica de vitamina A, aos tecidos epiteliais presentes nos brônquios e bexiga urinaria são substituídos gradualmente por epitélio estratificado pavimentoso.

A metaplasia não se restringe a tecidos epiteliais, podendo também acontecer no tecido conjuntivo.

-

Metaplasia (meta=depois; plasis=formação) verdadeira, ou simplesmente metaplasia, e a transformação de um tecido em outo, ambos diferenciado.

Lesão pré-cancerosa – Metaplasia intestinal

Célula Cancerosa – Uma célula normal pode sofrer alterações no ácido desoxirribonucleico (DNA) contido no núcleo. É o que chama-se mutação genética. É através do DNA que os cromossomas passam as informações para o funcionamento da célula. Assim, as células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com