TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire

Artigo: Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

PAULO FREIRE

Paulo Reglus Neves Freire, nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921, exerceu muitas funções, mas a principal era voltada para área da educação.

Se destacou e ficou conhecido mundialmente por suas práticas e ideias revolucionárias na educação. Foi considerado um dos maiores pensadores e mais notável educador na história da pedagogia.

Sua família era de classe média, mas ele e seus três irmãos (um homem e duas mulheres), enfrentaram a pobreza quando crianças (durante a depressão de 1929), uma situação que o fez passar a se preocupar com os mais pobres no decorrer de sua vida. Empenhou-se em ensinar os mais pobres e virou inspiração para novos professores especialmente na América Latina e África.

Em 1943 cursou a primeira faculdade de Direito, depois cursou Filosofia da Linguagem e foi ser professor de língua portuguesa em uma escola ministrando aulas para o segundo grau.

Em 1944, casou-se com sua colega de trabalho Elza Maria Cosa de Oliveira com quem teve cinco filhos. Após a morte da primeira esposa casou-se com uma ex aluna Ana Maria Araújo Freire.

Em 1946, Paulo Freire, foi indicado ao cargo de Diretor do Departamento da Educação e Cultura do Serviço Social em Pernambuco onde trabalhava com analfabetos pobres.

Em 1961 Paulo freire e sua equipe alfabetizaram 300 cortadores de cana em 45 dias;

Em1967 publicou seu primeiro livro no Brasil: “Educação como prática da Liberdade”, que fala da Educação e atualidade brasileira.

Paulo Freire influenciou um movimento chamado pedagogia crítica, que objetivava fazer com que os alunos fossem críticos em sala de aula, se manifestassem e expusessem suas opiniões, criatividades e curiosidades, além de sempre lutar pela educação de adultos, Sua prática era didática e participativa, mas condenava as escolas de educação bancária, que na sua concepção eram alienantes, dóceis e receptíveis.

O livro mais famoso de Paulo Freire é “Pedagogia do Oprimido” que foi publicado em várias línguas (espanhol, inglês e hebraico), exceto no Brasil por existir uma rixa política entre a ditadura militar e o socialismo cristão.

Foi exilado e ficou um ano lecionando em Cambridge(EUA), depois mudou-se para Genebra na Suíça onde trabalhou como Educador do Conselho Mundial de Igrejas.

Em 1980 retorna ao Brasil e filia-se ao Partido dos Trabalhadores em SÃO PAULO.

Em 1991 é fundado o Instituto Paulo Freire, que mantém até hoje arquivos do educador e realizam atividades relacionadas ao legado do pensador nos temas da educação brasileira,

Em 1997 Paulo Freire morre de infarto no Hospital Albert Einstein em São Paulo

Em 13 de Abril de 2012 foi declarado Patrono da Educação Brasileira, foi o brasileiro mais homenageado honrado da história da Educação, ganhando mais de 41 títulos, tanto em São Paulo, como na Suíça e Estados Unidos.

As principais obras de Paulo Freire são:

• Pedagogia do Oprimido´1968

• Educação como Pratica da Liberdade-1967

• Cartas a Guiné Bissau-1975

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com