TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire Regis Neve

Tese: Paulo Freire Regis Neve. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Tese  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

1. Dados Biográficos

Freire Paulo Regis Neve, Educador Pernambucano, nasceu em 19/09/1921 na cidade do Recife. Foi alfabetizado pela sua mãe com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família, e com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão.

Na Adolescência, começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com seus 22 anos Paulo Freire começaram a estuda Direito na Faculdade de Direito do Recife.

Em Paulo Freire, conviveu sempre presente senso de humor e a não menos constante indignação contra todo tipo de injustiça. Casou-se em 1944 com a professora primaria Elza Maia Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos. Após a morte de sua primeira esposa, casou-se com Ana Maria Araújo Freire, uma ex-aluna.

Freire foi professor de escola e também o criador de ideias e métodos. Sua filosofia educacional expressou-se primeiramente em 1958 na sua tese de concurso para a Universidade do recife, e mais tarde como professor de historia e filosofia da educação daquela universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de angicos em 1963 quando ensinou 300 alunos a ler e escrever em 45 dias. Esse método foi adotado em Pernambuco, um estado produtor de cana-de-açúcar, e tinha como pressuposto um trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação. O trabalho de freire com os pobres e, internacionalmente aclamado teve inicio no final da década 40 e continuou de forma ininterrupta ate 1964.

A metodologia por ele desenvolvida foi muito utilizada no Brasil em campanhas de alfabetização e, por isso foi acusado de subverter a ordem instituída, sendo preso após o golpe militar de 1964. Depois de 72 dias de reclusão, foi convencido a deixar o país. Exiliou-se primeiro no Chile, onde encontrando um clima social e politico favorável ao desenvolvimento de suas teses, desenvolveu, durante nos cinco anos, trabalhos em programas de educação de adultos no instituto Chileno para a Reforma Agrária. Em1967 Paulo Freire publica seu primeiro livro ‘Educação como prática da liberdade’. Sua principal obra Pedagogia do oprimido foi escrita em 1968 o qual foi traduzido para línguas como o espanhol, o inglês e ate o hebraico. Por ocasião da rixa politica entre a ditadura militar e o socialista-cristão o livro não foi publicado no Brasil até 1974, guando o general Geisel tomou o controle do país e iniciou um processo de liberalização cultural.

No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do SESI, onde entra em contato com a alfabetização de adultos.

Em 1958 Participava de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro, neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre a educação e princípios de alfabetização.

No começo do ano de 1964 ele foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização.

Paulo Freire é autor de muitas obras: Educação: prática da liberdade 1967, Pedagogia do oprimido 1968, Cartas à Guiné-Bissau 1975, Pedagogia da esperança 1992, À sombra desta mangueira1995.

Foi reconhecido mundialmente pela sua práxis educativa através de numerosas homenagens. Além de ter seu nome adotado por muitas instituições, é cidadão honorário de varias cidades no Brasil e no exterior. O Paulo Freire foi outorgado o título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades.

E em 1969 foi lançada sua principal obra Pedagogia do Oprimido.

E em 1979 neste ano Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos, e no mesmo ano ele retornou ao Brasil, após a lei da Anistia.

Durante a Prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, Paulo Freire exerceu o cargo de secretario municipal da educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África.

Paulo Freire morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 02/05/1997.

2. Principais Obras

A educação como prática da liberdade – 1969

Pedagogia do oprimido – 1970

Cartas a Guine Bissau – 1977

A importância de ler e o processo de libertação – 1984

Pedagogia da Esperança – 1993

A sombra dessa mangueira – 1997

Pedagogia da autonomia – 1997

3. Principais Conceitos Pedagógicos

O Brasil vive a Cultura do Silencio, porém seu pensamento e sua ação da o titulo a sua primeira obra, educação como pratica da liberdade, e assim a educação não pode limitar-se em uma educação bancária, mais sim num processo de libertação, os principais problemas da educação não são exclusivamente da pedagógica. O homem não esta no mundo como um objeto.

Dialogicidade, Positividade do ato educativo, Educação Bancária, Educação como prática de liberdade. Conscientização. A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

• Dialogicidade – Para Freire Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção. A relação deve ser horizontal com aluno, um saber não é menor ou maior que o outro, apenas é diferente.

• Positividade do ato educativo - Educar é um ato político Paulo Freire Não basta saber ler que Eva viu a uva; é preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. Paulo Freire.

• Educação Bancária, Segundo Freire, é aquela na qual o aluno é concebido como um ser vazio onde o educador deposita conhecimentos que o discente precisa memorizar e reproduzir. Aluno na condição passiva e receptiva. Culto ao silêncio e a subordinação.

• Educação como prática de liberdade Reflete sobre o homem situado no seu tempo histórico e suas relações com o mundo. Possibilita ao sujeito se perceber na sua condição histórica e como construtor do seu caminhar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com