TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peles E Anexos

Dissertações: Peles E Anexos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

PELES E ANEXOS

A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica que é a epiderme e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica que é a derme. Abaixo em continuidade com a derme está a hipoderme, que embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve-lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes.

Na pele observa-se varias estruturas anexas, que são os pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.

A pele é um dos maiores órgãos do corpo, pois atinge 16% do peso corporal.

FUNÇÕES:

. Proteger o organismo a perda de água por evaporação e contra o atrito;

. Serve como grande receptor par a s sensações gerais (dor, pressão, tato e temperatura);

. Colabora com a termorregulação do corpo;

. Participa na excreção de varias substancias;

. Proteção contras os raios ultravioletas;

. Formação de vitamina D3

. Importante papel nas respostas imunitárias do organismo.

EPIDERME:

A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele delgada, Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme. E há também os melanócitos, células de Langerhans e de Menkel.

.CAMADA BASAL: É a camada celular que responsável por promover a renovação da epiderme. Possui melanócitos. Tem células prismáticas ou cubóides, as quais repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme.

.CAMADA ESPINHOSA: Possuem muitos desmossomos para unirem-se a outras células, dando aspecto espinhoso, quanto mais fricção e pressão, mais espessa esta camada será. São células poligonais cubóides e possuem núcleo central.

.CAMADA GRANULOSA: Secretam substancias (querato-hialina, glicosaminoglicanas e fossolipideos), Tem células spoligonais com núcleo central.

.CAMADA CÓRNEA: Essa camada vale para a pele das palmas das mãos e plantas dos pés. Com espessura variável, possui células achatadas e sem núcleo, na verdade, são células mortas. O citoplasma células é todo composto por queratina.

.CAMADA LÚCIDA: Há desmosomos entre as células. Possui células achatadas, eosinófilas e hialinas, cujos núcleos e organelas desapareceram.

Na pele delgada, falta frequentemente a camada lúcida, além de apresentar uma camada córnea muito reduzida. A epiderme apresenta quatro tipos de células:

.QUERATINÓCITOS: São células mais numerosas da epiderme. São as que se tornam queratinizadas.

.MELANÓCITOS: No seu interior ocorre à síntese de melanina, pigmento de cor marrom escura.

.CÉLULAS DE LANGERHANS: Fazem parte do sistema imunológico, pois fagocitam e processam o antígeno apresentando-o aos linfócitos.

.CÉLULAS DE MENKEL: A base desta célula esta em contato com terminações nervosas, e por isso, é tida como mecano-receptor.

DERME:

É o tecido conjuntivo sobre o qual se apóia a epiderme, e têm duas camadas, de limites poucos distintos: papilar (superficial) e reticular (profunda). A camada papilar é delgada, constituída por tecido conjuntivo frouxo; já a camada reticular é mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, porém ambas as camadas contem muitas fibras elásticas, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Alem dos vasos sanguíneos e linfáticos, e dos nervos, também são encontradas na derme as seguintes estruturas: pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas.

A circulação da pele possui uma disposição tal que acomode as diversas necessidades funcionais, como: nutrição da pele e anexos, aumento ou redução do fluxo para facilitar ou dificultar a perda de calor pelo corpo.

Os vasos arteriais que suprem a pele foram dois plexos; um no limite entre a derme e hipoderme e outro entre as camadas papilares e reticulares. Dos plexos venosos distinguem-se três: dois na posição descrita pelas artérias e uma na região media da derme. O sistema linfático inicia-se nas papilas dérmicas e convergem para um plexo entre a camada papilar e reticular, daí partem ramos para o plexo localizado no limite entre a derme e hipoderme.

HIPODERME:

É formada por tecido conjuntivo frouxo, que une de maneira pouco firme a derme aos órgãos subjacentes. Tem como função a reserva energética, proteger contra choques mecânicos e isolamento térmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com