TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensar E Agir Na Pedagogia

Exames: Pensar E Agir Na Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Pensar e agir na Pedagogia

A educação pode modificar o mundo, pois a partir do que aprendemos acabamos reproduzindo no ambiente em que vivemos, podendo ter atitudes boas ou ruins. A partir desse conceito podemos perceber a importância da pedagogia e da sociedade em geral para o desenvolvimento das crianças, pois a partir da formação delas tanto em casa quanto na escola vai ter reflexo em toda sociedade.

“ Em cada época que vivemos na historia da humanidade, podemos perceber que éramos criados com formações de acordo com suas necessidades.

Vemos que na Grécia dos tempos homéricos preparava o guerreiro; na época clássica, Atenas formava o cidadão, e Esparta era uma cidade que privilegiava a formação militar; na idade média os valores terrenos eram submetidos aos divinos, considerados superiores e no renascimento, buscava-se educar para formar o gentil- homem... ’’ (PLT Cáp 2)

A sociedade ao longo dos tempos sofreu varias mudanças, atualmente como vivemos a era da globalização e da tecnologia, é mais importante o intelecto do que a força física em si, devemos também saber trabalhar em equipe, respeitando as diferenças de cada um, pois na vida adulta é fundamental saber trabalhar em equipe para se dar bem em qualquer profissão.

O professor tem um papel fundamental na formação das crianças, pois alem da gramática, eles devem passar o conceito de vida, tornando-os adultos autônomos, tolerantes, solidários, pensadores, éticos, com responsabilidade social e ambiental entre outros. Mas deve-se tomar cuidado para que não acabemos alienando as crianças com pré conceitos da sociedade por esse motivo é fundamental trabalhar esse senso critico nelas dês de cedo.

A escola não é um ponto isolado da formação das crianças, pois nela existe conflitos políticos, podendo perceber isso pela diferença na educação, em famílias com mais poder aquisitivo as crianças estudam nas melhores escolas e tem as melhores formações, já os que estão em um nível de pobreza, muitas vezes nem conseguem terminar os estudos, muito menos cursar um nível superior.

Os professores tentam transmitir para as crianças, o desejo de saber e a curiosidade de aprender e repassar tudo aquilo que eles sabem, ensinam a pensar, questionar e aprender a ler a nossa realidade e assim construir opiniões próprias.

O papel da escola é fundamental no desenvolvimento das crianças, assim positivamente para a efetivação das transformações sociais. É reconhecida pela sociedade como instituição da aprendizagem, por isso deve ter uma educação de qualidade, promovendo o acesso de todos ao conhecimento, no entanto muitas vezes precisa ser repensado, reavaliado e até mesmo reestruturado.

Nem sempre a escola tem cumprido o objetivo da educação que desejamos, de cunho democrático, onde os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, capaz de assegurar o conhecimento sem preconceitos, discriminação, discutindo sua autonomia, e educando para que as crianças sejam capazes de encontrar respostas do que pergunta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com