TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Gerais

Exames: Perguntas Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sobre o desenvolvimento da tecnologia e o nascimento da ciência moderna

1. Qual é a importância dos gregos na formação da cultura científica? A que se poderia atribuir a formação da racionalidade grega?

2. Por que a cosmologia aristotélica superou a proposta heliocêntrica de Aristarco e antecessores?

3. Por que o vácuo era considerado uma impossibilidade para Aristóteles?

Questão 1

Qual é a importância dos gregos na formação da cultura científica? A que se poderia atribuir a formação da racionalidade grega?

A nossa civilização fundamentada em princípios racionais e na racionalidade surgiu com o progresso técnico e científico iniciado com os gregos, pois foram eles que criaram uma extensa gama de conhecimentos, como também os grandes fundamentos do pensamento filosófico e do pensamento político.

Na formação da cultura científica, foram eles os responsáveis por criar o conceito de democracia.

O conceito de democracia do homem na Grécia Antiga difere radicalmente daquele que tem o homem moderno, pois é fato que a democracia ateniense não satisfazia as exigências que hoje são consideradas fundamentais para esse regime, mas deve-se perceber em que medida ela significou uma nova forma de conceber e exercer o poder da qual ainda hoje somos herdeiros.

A democracia Ateniense foi responsável por criar e organizar um novo sistema, que estabeleceram ser governo do povo ,isso não quer dizer que os cidadãos com menos recursos tenham subido ao poder e passado a exercer o seu domínio sobre os outros grupos sociais. O que aconteceu, no regime democrático, foi a extensão dos direitos de participação política a todos os cidadãos, incluindo os mais desfavorecidos. Ou seja, a posse de direitos políticos deixava de se fundamentar nos critérios hereditários e econômicos da época, para passar a depender apenas de um critério, que seria por assim dizer a "nacionalidade", ou seja, inicialmente tinham direitos políticos todos os homens que nascessem em Atenas. É preciso esclarecer que fora desta igualdade e da vida política, estavam as mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos, estes grupos não possuíam direitos políticos.

A filosofia nasceu na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surgiu promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente como todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilhavam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia.

Se considerarmos filosofia a atividade racional voltada à discussão e à explicação intelectualizada das coisas que nos circundam, tem-se o século VI como a data mais provável da origem da filosofia. Nessa época temos a instituição da moeda, do calendário e da escrita alfabética, a florescente navegação, que favoreceu o intenso contato com outras culturas, esses acontecimentos propiciaram o processo de desdobramento do pensamento poético em filosófico.

Questão 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com