TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas filosóficas no período helenístico

Artigo: Escolas filosóficas no período helenístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

As escolas helenísticas ganharam esse nome devido que a palavra helenística tenha sido derivada do helenismo, que era o período em que Alexandre magno, que era da Macedônia, partia em uma viagem em busca da donimação Romana. Assim, se tornado uma grande influência grega em vários lugares,como do Egito até na índia.

A filosofia helenística se desenvolvia naturalmente, e por muitas vezes entravam em uma espécie de confronto com os temas pré-socráticos. Mas por irônia, a filosofia helenística tinha muita influência e era profundamente marcada pelo espírito Socrático, pois todas as escolas helenísticas tem essa ideia Socrática de que os homens estão na miséria, angústia e rodeados de maldade por que estão mergulhados na ignorância,e não por que o mal está nas coisas, e sim no valor que eles atribuem a elas, por isso os homens precisam mudar totalmenteo seu modo de pensar, pois só assim eles vão conseguir algum tipo de tranquilidade ou paz dentro de si mesmo. A experiência com vários outros povos permitiu com que se aprofundassem mais no desenvolvimento da noção que eles chamam de cosmopolítico, que nada mais é que a ideia de homem como um cidadão do mundo.

No período helenístico, as escolas filosóficas mais conhecidas na época eram o Epicurismo, Estoicismo, o Cinismo e o Ceticismo, que defendiam ideias e pontos de vistas diferentes, principalmente o Ceticismo, que era considerada uma filosofía muito radical, pois o ceticismo nada mais era do que sempre procurar saber, mantendo um constante estado de dúvida e não se contentando com o que eles chamavam de ignorância fornecida pelos meios públicos. E sempre se opondo contra o Dogmatismo, que diz que as verdades não são certas, mas o Ceticismo acredita que é possível conhecer a verdade. O Epicurismo era um sistema filosófico ensinado por Epicuro, que acreditava que o maior bem era procurar prazeres para atingir um estado de tranquilidade, e ao mesmo tempo a libertação do medo,assim não existiria nenhum tipo de sofrimento em seu corpo. Juntando esses dois estados levariam a felicidade ao ápice, na sua forma mais elevada. O Etoicismo afirma que todo o universo é governado por um Lógos divino, que seria uma espécie de uma razão universal em que a alma está ligada com este princípio divino, e que ordena todas as coisas. Ele propõe que vivemos como a lei racional da natureza aconselha, e que todo homem sábio obedece essa lei natural, considerando fundamental para o verdadeiro propósito do universo. E por fim tem o Cinismo, que tentava fazer com que as pessoas deixassem um pouco de lado seu bens materiais. Sendo o Cinismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com