TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Períodos Filosóficos

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Períodos

Séculos

Caraterísticas

Patrística

Século I ao VII

Resultaram do esforço de dois apóstolos, Paulo e João e pelos primeiros padres para conciliar a nova religião. Liga-se a evangelização e a defesa da religião cristã. Introduziu a ideia de criação do mundo a partir do nada, pecado original do homem, Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, juízo final, fim dos tempos e ressureição dos mortos. Possibilidade de conciliar razão com fé.

Medieval

Século VIII ao XIV

Influenciada por Platão e Aristóteles. Surge a filosofia cristã, fundada na nova fé. Os grandes temas eram: a diferença e a separação entre infinito e finito, diferença entre razão e fé, corpo e alma, hierarquia de seres e subordinação de poderes. Método de dispor ideias conhecido como disputa.

Renascença

Século XIV ao XV

Três grandes linhas de pensamento: 1 - livros de hermetismo, magia natural, alquimia e astrologia. 2 - Vida ativa e defesa da liberdade. 3 - O homem dono do seu próprio destino. Intensa atividade teórica e prática que culminou na Reforma Protestante.

Moderna

Século XVII ao XVIII

Grande racionalismo clássico. Dominava o ceticismo. Surgimento do sujeito do conhecimento. Concepção da realidade como racional e captável. Deu origem a ciência clássica. Sistema de causalidade racional.

Iluminismo

Século XVIII ao XIX

O homem pode conquistar a liberdade e felicidade social e politica. A razão é capaz de aperfeiçoamento e progresso. A natureza é o reino da necessidade e a civilização e o reino da liberdade.

Contemporâneo

Século XX

Período mais próximo dos dias de hoje, com varias oposições filosóficas. Período mais complexo com contraposição entre as ideias do século XIX e XX. Ideia de progresso e visão otimista. A ciência permitia aos seres humanos saber para prever, prever para prover.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com