TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquise E Destaque As Principais Críticas De Francis Bacon Ao método Dedutivo Da lógica Aristotélica

Casos: Pesquise E Destaque As Principais Críticas De Francis Bacon Ao método Dedutivo Da lógica Aristotélica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 2

1) Pesquise e destaque as principais críticas de Francis Bacon ao método dedutivo da lógica aristotélica.

Para Bacon a ciência se baseia na indução, que é um saber das obras, não das palavras. No passado era sábio quem conseguia, com “palavras”, vencer dialeticamente um adversário. No presente o embate deve ser colocado em relação a natureza. Deve-se assim recusar o método dedutivo, que considerava como verdade uma conseqüência de afirmações precedentes, e adotar o método indutivo por ser baseado em estatísticas observáveis (empirista).

Segundo Bacon, devemos observar os erros e evitá-los.

“O engano muitas vezes é decorrência da presença, no intelecto humano, de uma série de ídolos, ou seja, de crenças inconscientes, suposições, prejulgamentos e preconceitos que condicionam a aquisição do novo saber”.

No método indutivo, conclui-se gradualmente do particular, até chegar a máxima generalização possível, que são as leis ou princípios. Esta lógica esta desenvolvida no Novum organum de Bacon. O Novum organum tem a pretensão de substituir o organum que é a velha lógica Aristotélica.

Referencias:

http://www.sergiobiagigregorio.com.br/filosofia/bacon-francis.htm

http://www.urutagua.uem.br/014/14silva_fernando.htm

http://www.partes.com.br/reflexao/sobremetodos.asp

2) Pesquise e destaque as principais críticas de Hume ao método indutivo.

A indução é o raciocínio que parte de dados particulares para chegar a leis universais, usa para isso uma sequencia de operações cognitivas.

Tal raciocínio é uma fonte valiosís¬sima para o cientista. O cientista supõe que em virtude de o sol ter nascido todos os dias no passado, tem boas razões para supor que nascerá amanhã.

Porém para o filosofo David Hume, o passado, ou parte dele, não fornece uma pista segura para predizer o que acontecera no futuro. A premissa, segundo home, não suporta a conclusão.

Avalizemos o seguinte argumento.

A natureza tem sido uniforme nas minhas observações no passado.

Logo a natureza é uniforme.

No modo de ver de home para que tal argumento seja valido seria necessário supor que a natureza é uniforme, que o futuro sempre será semelhante ao passado. Segundo Home, sem aceitar como valido esse principio o passado não pode ser guia para o futuro.

Na conclusão, aparecem informações que supram a informação contida nas premissas.

Na conclusão, aparecem informações que superam a informação contida nas premissas.

O propósito fundamental de um argumento seja ele indutivo ou dedutivo, é estabelecer uma conclusão verdadeira na base de premissas verdadeiras.

3) Elabore um argumento dedutivo sobre a seguinte questão: “Por que estudar Filosofia?”

A filosofia aprimora o lado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com