TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRÍTICA DOS ÍDOLOS SEGUNDO FRANCIS BACON E RENÉ DESCARTES

Por:   •  4/4/2016  •  Exam  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno

 A CRÍTICA DOS ÍDOLOS SEGUNDO FRANCIS BACON E RENÉ DESCARTES

Trabalho apresentado na disciplina de Filosofia e Ética, do Curso de Direito, do Centro Universitário UNIVATES, como forma de avaliação parcial da nota semestral.

Professor: João Miguel Back

 Lajeado, 11 de janeiro de 2016.


Considerando o que foi visto nos textos e aulas, responda ao questionário abaixo, seguindo as orientações gerais:

Observações gerais:

a) O trabalho é individual (plágio, inclusive de colegas, zera o trabalho)

b) Cada questão deve ser amplamente desenvolvida.

c) Serão avaliados apenas os trabalhos entregues no prazo estipulado.

d) O prazo da entrega final é segunda-feira, às 22h.

e) A entrega é feita no sistema virtual.

f) O trabalho corresponde ao grau 1, nota 1 (1 terço da nota final).

g) O trabalho deve ser digitado dentro das normas acadêmicas, tamanho fonte 12, espaçamento 1,5, ...

1 Responda ao questionário

1.1 Explique as consequências de ídolos (conforme Bacon e Descartes) no seu Curso (de matrícula).

A teoria apresentada por Bacon e Descartes, ídolos significa uma falsa imagem que nos impede de conhecer a verdade. Formamos opiniões e preconceitos que desistimos da busca pela verdade. De acordo com Bacon existem quatro tipos de ídolos ou imagens, cada um deles ocultando de um modo a busca pelo conhecimento e pela verdade.

Para o Direito, a ética pela busca da verdade é primordial, inicia desde a formação até a atuação profissional. O profissional não pode ter idéias, definições e decisões pré formadas sobre determinado caso ou assunto. Ele precisa consultar a lei em primeiro lugar, jamais violando a Constituição Federal que é a lei suprema. Além disso, o profissional deve ter conhecimento sobre ciência jurídica, padrões impostos pela sociedade e conhecimento sobre conhecimento de autoridades superiores na hora de legislar sobre determinado assunto. No direito nenhuma verdade é absoluta, desde que haja uma ciência provando tal circunstancia.

Já Descarte, em sua teoria é dotado de preconceitos da infância, que fazem com que nossas opiniões de deixem levarem por idéias alheias sem que verifiquemos a verdade sobre elas.

Podemos observar com esse breve resumo, que o fato de nos deixarmos influenciar por ídolos na atuação jurídica pode nos ocultar o conhecimento da verdade.

1.2 Escolha dois ídolos, e apresente a definição de cada um deles. Mostre como eles operam no seu Curso.

No texto trabalhado, é apresentada a teoria “crítica dos ídolos” de Francis Bacon, aonde explica que esses ídolos podem impedir o conhecimento da verdade, são eles: ídolos da caverna, ídolos do fórum, ídolos do teatro e ídolos da tribo.

No Direito Brasileiro, temos leis que organizam o sistema jurídico, nas quais em via de regra, deveriam ser seguidas, principalmente as que constam na Constituição federal de 88. Porém, muitas vezes isso não ocorre, pois hoje em dia muitos profissionais da área trabalham com as jurisprudências, que são decisões judiciais sobre um determinado assunto, não expressada em leis, muitas vezes ferindo os direitos do cidadão. Podemos associar tal circunstância aos Ídolos do Teatro, que é definido por Bacon quando autoridades definem regras com base em opiniões absurdas e nós acabamos sendo passivos e apenas observamos o espetáculo.

Outro ídolo que podemos associar ao direito é o Ídolo da Tribo, inclusive estamos em um período aonde escutamos muito isso que são nas corrupções e na gestão dos atuais governantes, aonde o cidadão é impossibilitado de ter acesso a verdade. Esse Ídolo da Tribo só será vencido tendo uma reforma em nossa natureza, aonde devemos parar de nos contentar com mentira e de nos acomodar.

3-- Apresente o processo de superação dos ídolos apresentado por Bacon e Descartes e mostre como isso deve ser feito na vida acadêmica, apresentando amplamente a questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com