TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galileu Galilei e Francis Bacon

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade paulista

Instituto de Ciências Jurídicas

Ugo RODRIGUES Anunciação – C46FGI7

Psicologia Jurídica e Direito Civil

São Paulo

2015


SUMÁRIO

1 Introdução        2

2 Galileu Galilei        3

2.1 Biografia de Galileu Galilei        3

2.2 Invenções e Descobertas de Galileu Galilei        4

2.2.1 Telescópio        4

2.2.2 Lei dos Corpos        5

2.2.3 Heliocentrismo        6

3 Biografia de Francis Bacon        6

Referências        7


1 Introdução

“Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”. Com essa simples frase Isaac Newton mostrou que as descobertas científicas dependem de milhares de outras descobertas as precederam, sendo que algumas descobertas foram muito relevantes outras nem tanto, mas todas contribuíram com o conhecimento científico.

A maioria dos cientistas nunca, ou provavelmente nunca, serão reconhecidos por suas invenções, outros serão eternamente imortalizados, como por exemplo, Galileu Galilei e Francis Bacon.


2 Galileu Galilei

2.1 Biografia de Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564 em Pisa na Itália e morreu com 77 anos no dia 8 de janeiro de 1642 em Florença na Itália.

        Galileu foi um astrônomo, físico, matemático e filósofo italiano que teve grande importância para a revolução científica. Teve grande fama ao defender a teoria heliocêntrico do Sistema Solar, que descreve um modelo onde o Sol é imóvel e é o centro do universo, contrariando o modelo geocêntrico vigente na época, que defendia a Terra ser imóvel e o centro do universo.

         Depois de terminada a escola, Galileu teve a intenção de ingressar no monastério, mas seu pai o proibiu e o inscreveu na Universidade de Pisa para estudar medicina. Por uma grande coincidência, a medicina o ajudou a descobrir o isocronismo do pêndulo, ou seja, a que o tempo de oscilação do pendulo não variava, para descobrir isso, Galileu utilizou os seus batimentos cardíacos como um relógio com a função de marcar o tempo de oscilação do pêndulo que ele observava.

        Uma das invenções que mais influenciaram nas pesquisas de Galileu foi o telescópio. Que ao saber como o telescópio é composto, logo utilizou seu conhecimento para o aprimorar, chegando ao ápice de construir um telescópio que ampliava em 30 vezes o tamanho aparente de um objeto. Isso o permitiu fazer diversas descobertas sobre o Sistema Solar e o universo.

        Entre as descobertas efetuadas devido ao aprimoramento do telescópio podemos citar as fases de Vénus, a qual utilizava como prova do modelo heliocêntrico.

        Foi devido à defesa do sistema heliocêntrico que Galileu transcreveu alguns passos da Bíblia que deveriam ser interpretados segundo o modelo heliocêntrico, mesmo que na época ele não contasse com provas conclusivas do modelo. Com isso ele criou futuros problemas com a Igreja Católica, que estava passando pelo momento mais tirânico da Santa Inquisição.

        Dito e feito, Galileu teve alguns de seus livros incluídos no Índex de livros proibidos da Igreja Católica e foi convocando a Roma para expor seus argumentos perante o Tribunal do Santo Ofício. A decisão foi de não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e advertiu Galilei a abandonara o modelo heliocêntrico, exceto como ferramenta para simplificar os cálculos sobre o movimento dos corpos celestes.

        Mas Galilei não ligou para a decisão e continuou divulgando como fato científico o modelo heliocêntrico, resultando em uma proibição á divulgar ou ensinar o modelo heliocêntrico.

        Ao persistir na teoria heliocêntrica e escrever o livro “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo”, foi convocado a Roma para ser julgado, desta vez ele foi condenado a abdicar de suas teorias em público e à prisão por tempo indefinido.

2.2 Invenções e Descobertas de Galileu Galilei

        Galileu Galilei foi um gênio em diferentes áreas da ciência, chegando a uni-las para descobrir novos conhecimentos ou aprimorar os já existentes.

2.2.1 Telescópio

        O telescópio não foi inventado por Galilei, mas sim em 1608 por Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandêsy.

        O objetivo inicial da criação do telescópio era para fins bélicos, pois permitia espionar o inimigo a distância e ampliava o raio de defesa de castelos, acampamentos, etc.

        Quando Galileu soube como erra feito o telescópio não tardou a criar seu próprio. Inclusive melhorou o invento, chegado a construir um telescópio que ampliava em 30 vezes o tamanho aparente dos objetos.

        Mas Galileu não só recebe louvores por melhorar o telescópio, mas também por fazer uma ação bem simples, direcionar o telescópio para o seu noturno. Com essa simples ação ele ficou considerado como o primeiro homem a utilizar o telescópio para investigações astronômicas.

        Antes da invenção do telescópio e da sua utilização pelos astrólogos, acreditava-se que a Lua fosse uma esfera completamente lisa, mas Galileu ao observar a Lua constatou que ela possuía elevações e depressões, batizando de as depressões lunares de cratera, pois elas se parecem com vasos, e no grego kratí̱ras  significa “vaso”.

        A partir da utilização do telescópio Galileu fez muitas descobertas, como as manchas solares, as fases de Vênus, os principais satélites de Júpiter a existência de incontáveis estrelas na Via Láctea, etc.

2.2.2 Lei dos Corpos

        Dois mil anos antes de Galileu Galilei viveu o filósofo grego Aristóteles, que fez importantes avanços em diferentes áreas do conhecimento, inclusive na física. Ele afirmou que corpos com pesos distintos caem em velocidades diretamente proporcional ao peso, assim sendo uma pedra A de 8 kilos cairiam com o dobro da velocidade de uma pedra B de 4 kilos, enquanto a pedra B cairia com o dobro da velocidade de uma pedra C de 2 kilos.

        O que Galileu descobriu foi que a velocidade de queda dos corpos não é influenciada pelo peso. Conta-se que Galileu para demostrar sua teoria subiu na Torre inclinada de Pisa e lançou duas pedras, uma grande e outra pequena, e observou que ambas chegaram juntas ao solo. Demonstrado assim a invalidez da teoria de Aristóteles e a validez da sua. Essa experiência merece destaque pois marca o nascimento da física moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com