TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Arquitetônica 1ª Instrução Aprendiz Maçom

Por:   •  19/3/2024  •  Artigo  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 5

1º PEÇA ARQUITETÔNICA DE APRENDIZ DE MAÇOM

1º INSTRUÇÃO – PAG: 133/141 DO RITUAL APRENDIZ MAÇOM

AP∴ Sandro Bueno Marthins - CAD nº 7498

A∴R∴L∴S Mestres do Vale do Araguaia Nº 42, Oriente de Confresa-MT.

Ir ∴ Venerável Mestre,

Ir ∴ 1º Vigilante,

Ir ∴ 2º Vigilante,

Queridos irmãos

Confresa, Mato Grosso, 21 de setembro de 2023.

A∴R∴L∴S – MESTRES DO VALE DO ARAGUAIA Nº42, ORIENTE DE CONFRESA-MT

1º INSTRUÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM

R∴E∴A∴A∴

AP∴ SANDRO BUENO MARTHINS – CAD 7498

AP∴ SANDRO BUENO MARTHINS – CAD 7498

A∴R∴L∴S Mestres do Vale do Araguaia – nº 42

INTRODUÇÃO: apresentação e explicação de primeira instrução do aprendiz maçom, conforme ritual do rito escocês antigo e aceito da mui respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso.

Primeira Instrução Aprendiz Maçom

A princípio um convite, após algumas reflexões, um selecionado, durante a viagem, um escolhido, após o rito, um libertado do mundo profano! Por meio dos estudos e ensinamentos da primeira instrução de Grau Aprendiz Maçom e também na convivência em loja, pudemos compreender pontos cruciais que nos cabem como instrumento de transformação.

Posso afirmar que as transformações iniciaram desde a ansiedade no aguardo dos irmãos em buscar-me para viagem, pois, aguarda-los por horas, me fez refletir o quão é necessário sermos obediente a vontade de Deus, termos cautela e procurar ver com bons olhos o que não se pode enxergar; tendo assim, visão de que nada gira em torno de nós, mas sim, um conjunto de circunstancias que nos coloca no lugar certo e no momento certo.

O caminho a ser percorrido é árduo e paciente, afinal, muitas são as informações, os detalhes, as regras, o comprometimento por parte do Aprendiz Maçom, para compreender a exemplo, os utensílios do aprendiz, alocação do templo, quadro da loja, bem como as Joias e Oficiais que compõem o quadro, a Sessão Ritualística (Abertura dos Trabalhos ao Encerramento dos Trabalhos) e o desbaste da Pedra Bruta que somos.

Definida de diversas formas, entre elas: “A Ordem Maçônica é uma associação de homes sábios e virtuosos que se consideram IIr.: entre si e cujo fim é viver em perfeita igualdade, intimamente unidos por laços de recíproca estima, confiança e amizade, estimulando-se uns aos outros na pratica das virtudes.” – RITUAL APRENDIZ MAÇOM - GLEMT 3ª EDIÇÃO/2019 – P.:23.

Podemos afirmar que a maçonaria, tem por objetivo formar cidadãos de bem, com o intuito de exercer solidariedade ao próximo,

pregando a igualdade, a fraternidade e irmandade, por meio da moralidade alcançar seu desbastes do mundo profano, desapegando das coisas materiais, sublimes e da vaidade.

Como princípios fundamentais proclamamos o Criador, Grande Arquiteto do Universo – G.A.D.U., o qual, a Ordem não restringe a qualquer credo religioso e político, estando a proibição de discussão de qualquer natureza, no intuito de combater a ignorância, tornando através da invocação do G.A.D.U. dignos de si mesmo, da Família, da Pátria e da Humanidade. Desta forma, a condição primordial dos fundamentos, é ter em sua conduta moral ilibada de probidade incontestada, praticando a solidariedade humana e repelir com sinceridade o desprezo, o egoísmo e imoralidade. A PRIMEIRA INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇOM, marca a iniciação da obra com a contribuição do primeiro tijolo assentado em seu alicerce no simbolismo filosófico, buscando através da explanação do Painel da Loja Aprendiz, representando o caminho a ser trilhado pelo trabalho, observância e domínio de si, com a finalidade de progredir a Grande Obra, aperfeiçoando-se moralmente por meio da lapidação da Pedra Bruta, utilizando de forma incansável o Maço e o Cinzel em busca da Pedra Polida.

As Lojas possuem um formato quadrilongo, inspirada no Templo de Salomão, considerado a maior maravilha da época; a Loja possui uma vasta extensão representativa, a simbolizar o quão a instituição consiste diante da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com