TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Teórica: Análise De Pierre Bourdieu Deve Apresentar Uma síntese Da Visão Sociológica De Bourdieu Sobre A Escola Como Reprodutora Das Desigualdades Sociais.

Ensaios: Fundamentação Teórica: Análise De Pierre Bourdieu Deve Apresentar Uma síntese Da Visão Sociológica De Bourdieu Sobre A Escola Como Reprodutora Das Desigualdades Sociais.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 4

asso 1: Leia o Capítulo 4 do livro-texto, “A Sociologia weberiana e a Educação”, escrito por Alonso Bezerra de Carvalho. Durante a leitura responda às seguintes questões:

1-Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

A educação , constituida por um caráter instituicional , racional e burocrático , impede que os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento , presos como estão a uma espécie de treinamento . Desse modo , o professor parece desempenhar um papel de "Treinador " e não de " vendedor de verduras " , como Weber mesmo denomina . Um espirito carismático não se sobressai nessa relação , apenas o burocrático-disciplinador.Há de se supor , a partir dessas constatações , inspiradas no pensamento de Weber , que fica cada vez mais intenso e o processo de massificação , com a construção contínua de modelos , cujo início ocorre na escola , que acompanhará o indíviduo em toda a sua vida . O mundo racionalizado , usando dos mecanismos burocráticos , transforma a escola em um meio para almejar a posição de algum modelo , elaborado por esta mesma sociedade , de acordo com as suas necessidades , obrigando o ser humano , inserido em todo esse processo , a limitar suas opções . Parece configurar-se

, aqui , o sofrimento da humanidade , o que torna , então , notório o grande envolvimento da sociologia weberiana com os " problemas da atualidade " , como destaca Foucault . Contudo , a possibilidade de mudança desse quadro não pode ser ignorada e , para equilibrá-lo , é preciso despertar o carisma

2-Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

O objetivo principal da educação é o proporcionar aos alunos um conteudo que incentive a reflexão . Porém , para que isso aconteça , não somente o conteúdo é o bastante , como também a maneira como ele é passado. É preciso que o professor adote uma ética não partidária na sala de aula , ou seja o professor , ao apresentar um conteúdo , não deve expor opinião , porém , se o fizer , deverá ter honestidadede dizer o que está fazendo . É necessário que ele incentive o aluno a refletir sobre o que foi apresentado e , então adote uma opinião condizente com a sua compressão . Assim , é de extrema importancia que o professor mantenha uma posição "neutra " para que , não só na sala de aula , também fora dela , o aluno possa refletir e questionar sobre o que observa , experimenta e decide .

Passo 2: Retome sua trajetória escolar e pense em suas experiências escolares. Tente

se lembrar se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportavam como os burocráticos-disciplinadores, criticados por Weber. Reflita, então:

1-Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

O professor neste processo de formação do aluno ele se comporta na medida em que o aluno se apresenta. Ele é determinante para a formação do aluno em sua carreira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com