TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula 1

Monografias: Plano De Aula 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Com questões praticas sobre riqueza, imposto, crime, prêmios e castigos, o professor americano Michael Sandel transforma aulas de filosofia em eventos disputadíssimos (Adaptado Revista Época)

MARCOS CORONATO

Dissecar dilemas morais e éticos, sem nenhuma preocupação em definir o lado certo e errado, é um dos programas de verão mais disputados por estudantes da Universidade Harvard nos Estados Unidos, desde 2004. A frente da classe, com a mão firme de um cirurgião revelando camadas e mais camadas de cada questão proposta, está Michael Sandel, filósofo, escritor, palestrante, fenômeno de popularidade e? Seu papel mais importante é? Professor que consegue níveis impressionantes de atenção e participação dos alunos

O curso ministrado por Sandel foi o primeiro da historia a ser publicado em vídeo integralmente por Harvard na internet, há três anos, Apelidado de Justice ou justiça (seu nome é Razão moral 22), ganhou um site próprio, e as 12 aulas ministradas em 2005 foram reproduzidas no you tube. A primeira delas, que questiona se um assassinato pode ou não ser moral a depender de seus fins, foi clicado mais de 3,7 milhões de vezes. Se todos os visitantes virtuais a assistem, isso significa que a aula de filosofia chega a um público equivalente a 100 turmas diárias de 40 alunos.

O que torna uma aula de filosofia tão atraente para tanta gente?

Sandel não tem um carisma especial, não faz muitas piadas nem usa recursos tecnológicos para chamar a atenção. Em vez disso, conduz uma aula bem preparada e ensaiada, com uma linha de raciocínio de clara. Convida os alunos a participar, individualmente ou em grupo, o tempo todo, no melhor espirito socrático. Inclui as contribuições e dúvidas deles no debate e continua a se aprofundar nos dilemas morais e éticos que propõe. Em momentos-chave das aulas, para lidar com situações específicas, traz ao palco o pensamento de gigantes como o grego Aristóteles, o alemão Immanuel Kant ou o americano John Rawis, de maneira simples, mas não simplória. Como resultado, cada aula oferece uma jornada intelectual. O grande objetivo de Sandel é exortar cada cidadão? Aluno ou internauta? A usar a filosofia como ferramenta para enfrentar seus dilemas e dúvidas, em vez de fugir deles e assim tomar decisões melhores no dia a dia.

PERGUNTA-SE

1- Que é Filosofia?

RESPOSTA: Formada por duas palavras gregas “filo” que quer dizer amor ou amizade e Sophia que quer dizer sabedoria ou conhecimento. Filosofia seria amor pelo conhecimento, pela sabedoria.

É o estudo de problemas fundamentais relacionado à existência, à mente e à linguagem, focando questões da existência humana, mas diferente da religião não se baseia na revelação divina ou na fé e sim na razão, podendo ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletiva.

2- Qual a utilidade da filosofia hoje?

RESPOSTA: Contribui para o despertar do indivíduo, para a liberdade e o questionamento. Ajudando a desenvolver o espirito investigativo e autocritica que todo ser humano possui

3- Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com