TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão Aristóteles e o Helenismo

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  1.998 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO EDUCACIONAL MICKEY DE MUNDO NOVO-MS

GABRIEL MÜLLER DELICATO

Filosofia

O Mundo de Sofía

MUNDO NOVO-MS

1 ANO E.M.

GABRIEL MÜLER DELICATO

Filosofia

O Mundo de Sofía

NESTE TRABALHO VOU APRESENTAR

 OS IDEAIS DE PLATÃO, ARISTÓTELES

E DO HELENISMO.

Professor: Marcos Felipe Frank

MUNDO NOVO-MS

1 ANO E.M.

Razão X Sentimentos e ideais Platônicos e Aristotélicos

     Apesar de Aristóteles ser discípulo de Platão, esses dois travaram uma “batalha” entre as visões filosóficas acerca da razão e dos sentimentos, Platão afirmava que os sentimentos nos cegavam a verdade, e Aristóteles dizia que os sentimentos nos mostrariam a verdade.

Período Helenístico

         Esse período foi um grande impacto de diferentes visões e culturas que se misturaram acarretando novos e diferentes ideais de cada cultura para uma união de todas as visões.

Platão

     Platão (428-347 a.C.) fora discípulo de Sócrates por muito tempo, e seguiu atentamente o processo instaurado contra ele. Que Atenas pudesse condenar à morte o homem mais nobre da cidade não provocou nele apenas uma impressão indelével; isso iria determinar a orientação de toda a sua atividade filosófica.

“O eternamente verdadeiro, eternamente belo e eternamente bom”

    Platão interessava-se por um lado pela relação entre o eterno e imutável e, por outro, por aquilo que “flui” .

Mundo das Idéias

     Para ele tudo que pertence ao “mundo dos sentimentos” (imperfeito) nada mais é do que um mero reflexo do que existe no “mundo das ideais” (perfeito).

     Por exemplo,  detrás de todos os cavalos existe a ideia cavalo, detrás de todos os homens existe a ideia homem, e assim por diante, e nada que existe no “mundo sentimental” dura.

      Platão também defendia o uso da razão, e que os nossos sentimentos são o que nos impedem de chegar a um ideal perfeito, também dizia que só podemos confiar na razão, pois ela é a mesma entre todos os homens, porém que não podemos ter total segurança acerca de algo que vemos, e que só teremos um saber verdadeiro daquilo que conhecemos com razão.

Razão é eterna e universal.”

Ou seja, Platão defendia uma realidade própria por detrás do “mundo sensível” o “mundo das idéias” e a maneira de se viver racionalmente ,e também que temos uma alma imortal, ela é sede da razão, portanto assim podemos observar o “mundo perfeito”.

Aristóteles

    Aristóteles  (384-322 a.C.) foi durante vinte anos aluno na Academia de Platão, era natural da Macedônia e o pai era um médico reconhecido, ou seja , cientista,  esse pano de fundo já nos diz algo sobre os projetos filosóficos aristotélicos, o que te interesava acima de tudo era a natureza viva , não apenas filósofo, foi um grande biólogo da Europa. Aristóteles interesava-se precisamente pelas transformações, o contrário de seu mestre Platão que estava concentrado nas idéias eternas.

        Aristóteles achava que Platão tinha posto tudo às avessas. Estava de acordo com o seu professor de que o cavalo “flui”, e que nenhum cavalo vive eternamente, também estava de acordo em que a ideia cavalo é eterna e imutável, mas essa “ideia” cavalo fomos nós que criamos após ter visto um determinado número de cavalos, então a “ideia” cavalo não precede o cavalo. Ou seja a “ideia”, ou a “forma”, consiste nas características.

“As formas são qualidades das coisas”

Sentidos e Razão

    Para ele é evidente que o grau máximo de realidade é o que percebemos ou sentimos com os sentidos. Aquilo que está na alma do homem é apenas reflexo dos objetos da natureza, ele defendia que tudo que temos em pensamentos e em idéias chegou à nós através do que vimos e ouvimos, e que existe uma razão inata. A razão inata para Aristóteles é precisamente a característica mais importante do homem, mas a nossa razão depende dos sentimentos para não ficar vazia. Logo possuímos idéias inatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com