TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão - Liderança Como Realização Das Idéias

Ensaios: Platão - Liderança Como Realização Das Idéias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.958 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Maranhão – UemaNet

Curso – Bacharelado em Administração Pública

Disciplina – Filosofia e Ética

Tutora Presencial – Cintia Cristina Martins Serrão Pólo - Pinheiro

Profª- Leila Amum Alles Barbosa

Componentes – Célia Regina Pereira Reis

Dautiane Luzia Dávila

SEMINÁRIO

Platão – Liderança como realização das idéias

É considerado mais importante filosofo da história, transmitiu aos dias de hoje suas idéias, conceitos e a arte de dialogar de Sócrates. Juntamente com Aristóteles, tinha como prioridade buscar a verdade acima da amizade, vivenciava que o mundo é composto de essências, idéias incessantes válidas e invariáveis, são fontes de realidade, formando a base do nosso mundo.

Platão tinha convicção do poder das idéias objetivas, por isso acreditava que os governantes deveriam ser escolhidos pela inteligência e força de caráter e não pela sua origem. Pois, achava que os governantes teriam que se tornar filósofos ou então as dificuldades do estado nunca teriam fim.

O uso das práticas modernas tem importante aplicação funcional no conceito das idéias de Platão principalmente na área econômica, onde os empreendedores são considerados pontos essenciais, pois acredita que a liderança deveria ficar na mão dos filósofos que tem acesso ao mundo de idéias, que podem interferir nas condições de proporcionar bem-estar às comunidades.

Platão acreditava que as idéias não são subjetivas, havia necessidade de trabalho mental para desenvolver uma organização, para que uma empresa possa se desenvolver é necessário despertar o entusiasmo dos públicos alvos, por meio de prosperidade econômica para que isso aconteça é necessário ser idealista, aliado a isso com padrão desejado que envolva sentimento, filosofia e ideal com isso boas vendas no mercado para se manter competitivo, onde a realidade física é criada pela realidade ideal, manifestada como uma realidade empresarial bem-sucedida, por isso o executivo ideal deveria ver sua visão de mundo de acordo com seu comportamento pessoal, com convicções sólidas, corretas e importantes, por isso era contra o relativismo dos sofistas que ensinavam que cada indivíduo deveria escolher o que mais servisse ao seu propósito.

Defendia os ideais com objetividade, com isso possibiliava que na organização, o caráter e o estilo do líder não podem ser regulamentados, elas devem crescer a partir de uma cultura pessoal e organizacional. Só assim podem ser eficazes apenas direcionadas por uma forma de liderança com o intuito de ter credibilidade. Na igualdade pessoal Platão especifica os mesmos direitos atribuídos ao homem e a mulher, dizendo que a liderança independe do sexo. Se praticado com responsabilidade é benéfico à sociedade.

Platão explica também que o melhor executivo é aquele que fornece a idéia, influência de forma verdadeira o caráter e as visões efetivas da melhor maneira possível. A idéia, explica Platão pode indicar realidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com