TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão Sócrates E Aristoteles

Artigo: Platão Sócrates E Aristoteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 3

Principais ideias de PLATÃO

Platão desenvolveu a teoria das ideias, acreditava que tudo o que podemos sentir na natureza flui, ou seja, tudo o que participa do mundo dos sentidos, acaba algum dia, esse mundo dos sentidos é nosso dia-a-dia... acreditava em regras e normas eternas, que governavam o agir de uma pessoa, ele se interessava tanto pelo o que é enterno na natureza quanto na sociedade. Para ele existia um mundo, chamado mundo das idéias onde a forma de tudo é perfeita e infinita e tudo o que existe no mundo dos sentidos provém de lá, ou é apenas uma cópia do que existe lá. Platão acreditava que somente era possível estar no Mundo das Idéias através do conhecimento racional, filosófico e científico, pois acima da realidade “sensível” deveria existir uma realidade “inteligível”. Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes. Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução.

Platão consebeu um sistema educacional para o seu tempo, mas, principalmente, foi integrado a uma dimensão ética e política. O objetivo final da educação, para o platão, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. Para ele toda "toda virtude é conhecimento".

http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/3843635.pdf?1351167658#page=3&zoom=auto,0,515

http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/pequena-historia-psicologia-educacao-inatismo-empirismo-interacionismo/

Principais ideias de Sócrates

Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das idéias (Fedro) dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos.

Sócrates não deixou nada escrito, nunca escreveu seus ensinamentos. Ele criticava a palavra escrita chamando-a de artificial, em vez de viva, dizendo que não se pode fazer perguntas a uma palavra escrita, era atravez das obras de Platão, Xenofontes e Aristófanes que conhecemos seus pensamentos e ideias. Como Sócrates é o fundador da ciência em geral, mediante a doutrina do conceito, assim é o fundador, em particular da ciência moral, mediante a doutrina de que eticidade significa racionalidade, ação racional. Virtude é inteligência, razão, ciência, não sentimento, rotina, costume, tradição, lei positiva, opinião comum. Tudo isto tem que ser criticado, superado, subindo até à razão, não descendo até à animalidade como ensinavam os sofistas. A doutrina do conceito determina para sempre o verdadeiro objeto da ciência: a indução dialética reforma o método filosófico; a ética une pela primeira vez e com laços indissolúveis a ciência dos costumes à filosofia especulativa.

Sócrates não elaborou um sistema filosófico acabado, nem deixou algo de escrito; no entanto, descobriu o método e fundou uma grande escola.

Uma das formas pedagógicas de Socrátes é a Maiêutica, um método de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com