TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Para Quê

Pesquisas Acadêmicas: Politica Para Quê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

1- Qual é a ralação entre o poder e força?

2- Do ponto de vista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristas da Idade Media, a monarquia absoluta da modernidade e ados governosliberais.

3- Explique por que, ao contrario do que comumente se pensa, conflito é inerente à democracia.

4- Quais são as diferenças entre autoritarismo etotalitarismo?

5- Por que a censura éincompatível com democracia?

6- “A violência é sempre dado destruir o podes do cano de uma arma deposta a domina mais eficaz, que resulta na maisperfeita e imediata obediência. O que jamais poderá florescerda violência é o poder.” (Hannah Arendt. Da violência. Brasília: Universidade de Brasília, 1985. p.29). Justifique por quede Hannah Arendt não reconhece poder nos atos violentos.

7- No século XVIIIo jurista italiano César Beccaria condenou as penas cruéis e a tortura, abrindo a discussão a respeitodos direitos humanos. Em que medida este tema ainda atual, inclusive em paises que se dizemdemocrático.

8- Leias a citação e atenda as questões

“o liberal[...] é um homem dequem [se deve] ter pena, porque esta as voltas com o problemainsolúvel: determinar até que ponto pode serrar o galho no qual está sentado em correr o risco de quebrá-lo. E também,por princípio, um cidadão insatisfeito. Que escureça o horizonte social, quecresça o espectro do ‘socialismo’ – e ele se torna partidário de um ‘regime forte’. Que este se instale,suprima as liberdades civis e se interesse de muito perto pelo funcionamento da economia – oliberal espuma de indignação e volta a ser homem de esquerda. Ou de centro-esquerda.”(Gérard Lebrun.O que é poder. São Paulo:Brasiliense,1981. P. 82.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com