TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica: Pra Que?

Monografias: Politica: Pra Que?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Podem apresentar as mesmas características, mas são um pouco diferentes...

A força é algo mais imediato que o poder. O poder em seus estágios mais profundos ocorre antes da força. O poder é mais universal e mais amplo.

Questão 01:

Qual é a relação entre poder e força?O poder supõe intrinsecamente a força não como violência, mas como capacidade de agir. A violência se faz à revelia de umas das partes, porque leva a imposição da vontade de um sobre o outro. Noentanto, se o poder é visto como uma relação, as partes estão em equilíbrio: só se obedece a quem se decide obedecer, não pela violência, mas pela persuasão e autonomia.

Questão 02:

Do ponto devista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristãs da Idade Média, a monarquia absoluta da modernidade e a dos governos liberais.

A legitimidade do pode na Idade3 média estava fundada emDeus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teoria contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminandoos fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadãos.

Questão 03:

Explique por que, ao contrario do que comumente se pensa, o conflito éinerente à democracia.

O conflito é inerente à democracia porque, ao aceitar o pluralismo de ideias, as divergências podem ser expostas e discutidas, para que se tente chegar a um acordo. O que nãosignifica eliminar as diferenças, mas mantê-las vivas, desde que se consiga a cada momento decidir sobre os atos políticos. O conflito, na democracia, exclui a violência, porque se baseia na discussão.Questão 01:

Qual é a relação entre poder e força?O poder supõe intrinsecamente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com