TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política liberal

Tese: Política liberal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

1. Conceitue a concepção liberal de politica.

Os liberais acreditam que o mercado deve se autoregular sem a intervenção do estado (governo).

Crêem piamente na lei da oferta e procura e a tem como remédio para todos os males.

Perceba que não existem pobres no Partido Liberal, pois esse regime só é interessante para a classe sócio-econômica mais abastada tais como banqueiros, grandes industriais, grandes comerciantes e mais recentemente os emergentes pastores de igrejas pentecostais.

Os políticos liberais acreditam que o poder reside no domínio do capital, ou seja, quem tem dinheiro compra o mundo e os governos que nele estão.

O liberalismo não prevê a função social da empresa, mas justificam a voracidade dessa forma de capitalismo (condenada por Karl Marx) com a alegação de que geram empregos. Cabe aqui um comentário: Os liberais se defendem se autoafirmando como geradores de empregos, mas nunca se ouve eles falarem em gerarem salários, redistribuição de renda ou igualdade social.

2. Explique as criticas marxistas ao liberalismo.

A crítica de Marx ao liberalismo o aproxima do republicanismo e não significa a renúncia da idéia de liberdade individual, mas sim do seu fortalecimento e, para tal, faz-se necessário incorporá-la a um projeto político, com fundamentação ética, que a viabilize e a estenda à totalidade da sociedade pela prática do princípio democrático e republicano do autogoverno, o que implica no resgate da participação das pessoas na vida política, como garantia da sua liberdade em oposição às formas de dominação.

3. No que consiste o conceito marxistas de liberdade.

Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu próprio mundo, com seus próprios interesses. Marx afirma ser a liberdade a essência do ser humano e, a conquista desta, seu fim último e supremo, a razão de ser de sua venturosa saga sobre a face da terra. Podemos não ter uma definição clara e definitiva de liberdade. Mas sabemos que o ser livre é aquele que só obedece à lei que ele próprio racionalmente elabora em sua mente e em seu coração, ou seja, não tem sua autonomia constrangida por qualquer tipo de heteronomia. O ser livre não domina nem é dominado. Contudo, como sua sobrevivência depende da sobrevivência da espécie - e vice-versa - ele se junta aos outros seres para, através do dialogamento das inevitáveis contradições de interesses individuais e grupais, definir, em comum acordo, caminhos, sonhos e objetivos possíveis. Como resultantes consensuais desse exercício espontâneo da livre vontade de cada indivíduo, surgem os costumes, as normas, a Lei, a "vontade geral" e o "contrato social", consubstanciados no conceito formal de Estado.

4. Explique o que é a alienação, para marx. E apresente de onde ele reformulou esse conceito.

Marx chama de alienação do trabalho é o fato de o trabalhador não se enxergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final de seu Trabalho. O que mantém esse processo de alienação é primeiramente o fato de o capitalista possuir os meios de produção, á propriedade privada dos meios de produção, uns possuem e outros não. E segundo pq, como o trabalhador não possui seus próprios meios de produção, ele precisa vender a única propriedade que lhe pertence, a força de trabalho, para assim poder sustentar a família. Dessa forma o trabalhador depende do capitalista para sobreviver, ele precisa que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com