TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que Sócrates foi acusado?

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 2
  • Por que Sócrates foi acusado?

Sócrates foi acusado por 3 representantes:  Meleto, Anito e Lincon, pelas  seguintes causas: o não reconhecimento dos deuses daquele tempo, introdução a novos deuses e corrupção à juventude. Foi condenado e julgado e após ficar preso por 30 dias, Sócrates ingeriu o veneno, a cicuta, falecendo aos 71 anos de idade. No governo de Atenas onde, o  júri de 501 membros o declarou culpado, por pequena maioria. Acreditavam-se que a "má" influência de Sócrates, com  os jovens, representava uma ameaça ao sistema democrático do qual eram favorecidos.  

Sócrates era contra a democracia de sua época, pois  o mesmo, acreditava que, o melhor para o Estado era ser governado por uma pessoa, que ele qualificava como "aquele que sabe". Alguns consideravam os pontos de vista de Sócrates cominações aos fundamentos da vida em Atenas. Preocupado com a influência totalitária de Sócrates sobre os jovens aristocratas envolvidos no pensamento socrático,  Sócrates  foi condenado.

Sócrates simplesmente fazia com que suas concepções fossem colisões as opiniões, mostrando que, muitas vezes, elas refletiam um fundamento  errôneo sobre o assunto em questão. A democracia na época do julgamento de Sócrates não era bem uma democracia por mais que assim defendessem seus governadores ela limitava a  liberdade de pensamento e expressão que é base para uma  democracia.

O governo  tinha pretensões de ser democracia, mas na prática não era dessa forma e a prova disso é a condenação de Sócrates. Onde o mesmo só ensinava suas ideias pela razão. O julgamento de Sócrates se fez necessário, pois, abriu novas alternativas para o modo de ver as coisas como de fato elas são, Sócrates fez surgir reflexões nas questões da democracia, diferente da maneira de como era,  principalmente nas questões  de liberdade, de expressão e pensamento.

Referência: http://www.oieduca.com.br/biblioteca/que-dia-e-hoje/ac-o-filosofo-grego-socrates-e-sentenciado-a-morte-por-ingestao-de-cicuta.html?sniveleduca=efaf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com