TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Psicologia

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.359 Palavras (30 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 30

INTRODUÇÃO

Este portfólio apresenta em sua primeira partes os principais pontos das apostilas das unidades 1, 2, 3, 6, 7, 8 e 13, da disciplina de psicologia social e tem como objetivo o estudo do comportamento dos indivíduos quando estão em interação. A segunda parte as unidades 4, 5, 9, 10, 11, 12 e 14, foram retiradas das apostilas retiradas do portal e estão resumidas pelos pontos mais importantes. Nesse portfólio também são apresentadas pesquisas feita sobre os CAPS de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e Doença Mental e por ultimo apresento um resumo da lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001.

1-PSICOLOGIA

1.1-Aprofundando na psicologia

A Psicologia do senso comum é responsável pelo entendimento do senso comum que é tudo o que fazemos sem precisarmos de métodos científicos para explicá-los, ou seja, é o que aprendemos com nossos pais e avós, como por exemplo, temos o fato de sabermos que tudo que é joga do alto cai embora que algumas coisas levem um pouco mais de tempo que outras. Mas por que isso é senso comum se foi explicado cientificamente por Newton? Esse fato se torna senso comum porque há muitas pessoas que não têm estudo e que nunca ouviram falar nesse tal de Newton sabem que o que for atirado do alto chegará ao chão, mas como essas pessoas sabem disso? Elas aprenderam inicialmente através de observações e a partir daí transmitiram essa informação para seus filhos que passou para seus netos e sucessivamente. Outro exemplo de senso comum que eu conheço é que faz mal comer manga com febre, provavelmente quem espalhou essa informação estava com febre quando comeu manga e isso o fez ficar ainda mais doente, mas o que ninguém sabe é se foi realmente a manga que o fez piorar ou alguma outra coisa. Portanto podemos afirmar que o senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo de tentativas e erros que adquirimos ao longo dos tempos seja passado de geração a geração ou por própria vivencia.

O objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem, porém a psicologia não é considerada totalmente cientifica, pois o pesquisador ao mesmo tempo em que pesquisa ele também está inserido na sua própria pesquisa, agregando seus pensamentos e emoções a pesquisa tornando a pesquisa cientificamente inválida.

Levando apenas em consideração o objeto humano como estudo da psicologia ela pode ser de certa forma confundida com outras ciências. Mas o que faz a psicologia diferir das outras ciências humanas é o estudo da subjetividade, e é ela que nos faz compreender a totalidade da vida humana, pois é o individuo em todas as suas expressões visíveis, invisíveis, singulares e genéricas.

O conhecimento popular é o conhecimento construído pela opinião do povo, construído a partir do cotidiano. Ele é conhecido como sujeito, pois são as próprias pessoas que ó cria. É superficial, pois se baseia na experiência imediata, ou seja, o conhecimento é baseado ma aparência. É sensitivo, pois depende do humor e do estado emocional do sujeito. É assistemático, pois não possui metodologia de aprendizagem.

O conhecimento filosófico tem suas características baseadas no valor, pois é valorativo, ele se baseia nas ideias e nas conclusões. È racional, pois estrutura e argumenta a partir das ideias. É infalível, pois não se verifica para descobrir suas condições de verdade. É sistemático, pois tenta explicar a realidade.

O conhecimento mitológico é o conhecido como o conhecimento religioso, é infalível, pois tem o intuito de ser verdadeiro. Não é verificável, pois depende de você acreditar ou não, é sistemático, pois constrói algumas estruturas valorativas, como em algumas religiões a hóstia.

O conhecimento cientifico, é o conhecimento verdadeiro, onde alguém teve de observa-ló durante algum tempo para ser concluído. Onde existe um ponto de vista racional, formado por um cientista. Tem como sua característica a Ciência que busca pelo conhecimento do fenômeno, Racional tudo deve ser baseado na razão e na lógica, é experimental, pois deve de ser verificável, é sistemático, pois é necessário ter ideias estruturadas. Aproximadamente exato, pois ela pertence a verdade absoluta, explicativa, racional e verificáveis. Ele deve ser conhecido através de alguma lei cientifica.

 1.2 - Psicologia Comportamental

  O Behaviorismo ou a psicologia comportamental foi fundado por John Broadus Watson, com o intuito de observar e entender o comportamento animal. Ele diz que os animais são estimulados pelo meio ambiental, que assim trazem sua resposta através de seu comportamento.  

Podemos dizer que estimulo ambiental influencia na resposta, visto que uma mãe tem um determinado talento para uma determinada coisa, isso significa que seu filho irá gostar deste determinado talento, pois esta tal mais ira ensina-lo a gostar. Um bebe quando se tornar um adulto, suas características iram depender do estímulo ambiental que ele foi criado.

De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negativo. Existem duas formas de reforço que são: o positivo e o negativo. Ambos têm como escopo ensinar e reforçar um determinado comportamento. O indíviduo aprende qual o comportamento desejável para alcançar determinado objetivo. Já a punição reforça qual o comportamento indesejável, ou seja, que não deve ser manifestado para evitá-la.

No reforço positivo quando o comportamento desejado é alcançado um elemento de recompensa é adicionado. Para exemplificar o reforço positivo consideremos um experimento onde um rato é privado de comida. Quando este puxa determinada alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado o alimento (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir fome irá puxar a alavanca para receber o alimento. Desta forma o indíviduo exposto ao reforço positivo aprende o comportamento adequado.

Já no reforço negativo um elemento punitivo é adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado é alcançado este, é retirado. Para exemplificar temos novamente um experimento com um rato onde é colocada uma corrente elétrica ligada a sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento punitivo). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente elétrica é desligada. Neste exemplo o choque elétrico é colocado como elemento punitivo que é eliminado ao conseguir o comportamento almejado. Após algum tempo o rato associa o ato de puxar a alavanca a extinção de seu desconforto e sempre que a corrente elétrica é ligada vai direto a alanvanca. Como no reforço positivo, o negativo visa que o indíviduo aprenda o comportamento adequado a determinada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com