TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Contribuições De Taylor E Ford Para A Administração.

Dissertações: Principais Contribuições De Taylor E Ford Para A Administração.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  39.362 Visualizações

Página 1 de 2

TAYLOR

Frederick Winslow Taylor, considerado o pai da Administração Científica, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial com o objetivo de eliminar desperdício e as perdas e elevar a produtividade, que ficou conhecido como taylorismo.

Taylor começou a cronometrar o tempo gasto por trabalhadores em cada uma de suas ações em busca da melhor forma de desempenhar um trabalho, tempos e movimentos; para ele o trabalho devia ser decomposto, analisado e testado cientificamente.

O taylorismo tinha como princípios, a aplicação de métodos científicos em substituição aos métodos rotineiros no trabalho; operários escolhidos de acordo com suas aptidões; distribuição de atribuição e responsabilidades para maior disciplina e controle, ou seja, a direção cabia aos gerentes enquanto que a execução do trabalho cabia aos operários, e pagamento de salários de acordo com a produção individual.

A teoria proposta por Taylor sofreu várias críticas, pois ela trata o homem como parte de uma engrenagem no sistema produtivo, superespecializa o operário dando-lhe uma visão limitada do processo, não leva em conta o lado social e humano do trabalhador, trata a organização como um sistema fechado sem considerar as externalidades, entre outras.

Contudo apesar das críticas as contribuições de Taylor são utilizadas até hoje. Suas diretrizes para a racionalização do trabalho e na divisão entre planejamento e execução do trabalho são usadas como base nas grandes indústrias da atualidade.

FORD

Fundador da Ford Motor Company, cujo maior sucesso foi o Ford T, Ford desenvolveu um sistema de produção que reduzia o tempo de fabricação dos automóveis com a mecanização da linha de montagem, produzindo mais em menos tempo, o Fordismo.

O fordismo tinha como principal característica a introdução da linha de montagem onde cada operário ficava em um determina local realizando uma determinada tarefa enquanto o produto fabricado movia-se pela fábrica, com isso as máquinas determinavam o ritmo do trabalho. Dessa forma não era necessário utilizar mão de obra capacitada, uma vez que cada operário executava apenas uma tarefa dentro da linha de produção. O seu objetivo era diminuir os custos de produção barateando o produto final, e assim poder vender o maior número possível aos consumidores.

O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies. Apesar disso também teve seu lado negativo, os operários agiam como robôs, realizando tarefas repetitivas em frente a uma esteira rolante não tendo noção de sua participação no processo produtivo e com pouca perspectiva de ascensão profissional.

Miriam de Lourdes Mariz de Assis

Fonte: Livro texto Ead Administração Pública - Teoria da Administração II –

Alessandra de Linhares Jacobsen

Luís Moretto Neto

Fontes: Livro Texto

www.infoescola.com.br

www.brasilescola.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com