TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Funções das ONGs

Tese: Principais Funções das ONGs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Tese  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A expressão ONGs “Organização Não Governamental” surgiu após a Segunda Guerra Mundial, no âmbito da Organização das Nações Unidas, e, naquele contexto, designava organizações supranacionais e internacionais autônomas, ou seja, que não foram criadas por acordos governamentais. Atualmente, a sigla ONG é usada de maneira corriqueira para designar todos os tipos de organização de natureza não estatal, excluindo os sindicatos, entidades de classe, clubes recreativos, associações de bairro etc. Em outras palavras, as ONGs são criadas pela vontade de pessoas que compartilham algum objetivo não lucrativo e se organizam para alcançá-lo.

Apenas três formatos de associações sem fins lucrativos são previstos na legislação brasileira: associação, fundação e organização religiosa. Por isso, juridicamente, toda ONG é uma associação civil ou uma fundação privada, porém, com objetivos diversos das demais formas de associação civil

Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.

Principais Funções das ONGs

As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado.

Como as ONGs conseguem recursos

As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão de obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.

Exemplos de ONGs:

- WWF (Worldwide Fund for Nature) - organização que atual no mundo todo, destinada à proteção do meio ambiente.

- Fundação SOS Mata Atlântica - ONG brasileira cuja principal função é atuar em defesa da fauna e flora da Mata Atlântica.

- Greenpeace - missão de preservação da natureza e conservação da biodiversidade. ONG mundial que também atua no Brasil.

Conclusão

As ONGs (organizações não governamentais) possuem um papel muito importante na sociedade moderna, pois elas atuam na proteção do meio ambiente, na melhoria da saúde, educação, desenvolvimento sustentável entre outras coisas que irão melhorar a sociedade.

Algumas ONGs não aceitam nenhum tipo de ajuda financeira do governo, como por exemplo o Greenpeace, que só recebe ajuda financeira das pessoas que realmente querem ajudar na proteção e preservação da natureza e meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com