TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principe Maquiavel

Dissertações: Principe Maquiavel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o livro "O Príncipe"-Nicolau Maquiavel

Objetivo do livro:

Maquiavel escreveu "O Príncipe" para presentear o príncipe Lorenzo de Médici com o intuito de se redimir perante seu governo e poder ocupar um cargo político neste.

O outro objetivo,talvez o mais importe,foi o de criar um manual que ensine os príncipes dos mais diversos lugares a governarem seus principados.

Em o "O Príncipe" Maquiavel nos mostra diversas situações com as quais os príncipes poderão eventualmente se deparar e dita os melhores modos de se controlar tais situações.

Elementos fundamentais do livro:

Um dos elementos fundamentais do livro é que o príncipe ao ter que escolher entre ser amado ou temido é preferível que ele escolha ser temido,porque,segundo Maquiavel,os homens são "ingratos,volúveis,simulados e dissimulados,fogem do perigo,são ávidos de ganhar e,enquanto lhes fizeres bem,pertencem inteiramente a ti ...;mas quando precisas deles,revoltam-se".Essa passagem do autor expõe a sua visão pessimista em relação ao homem,a qual ele se vale para explicar algumas situações no decorrer do livro. Outro elemento fundamental do livro é em relação aos exércitos,que para serem eficazes devem ser compostos por cidadãos e que os interesses da guerra sejam compartilhados pelos soldados,pois exércitos de mercenários ou tropas auxiliares são ineficazes e extremamente traiçoeiras.

Elementos do "Maquiavelismo":

Um dos elementos do "Maquiavelismo" é o conceito de que o príncipe só deve cumprir com sua palavra quando lhe for conveniente,que ele deve passar a imagem de justo,honrado,moral,religioso,etc,mas só os ser quando for possível,se a situação exigir que ele tome medidas cruéis,imorais ou desonradas,contra quem contrariar ou apresentar algum perigo ao seu principado,deverá tomá-las .

Conclusão: Porque razão deve-se ler Maquiavel(O Príncipe) hoje?

Por que o livro de Maquiavel apesar de ter quase 500 anos,continua a se aplicar na política do mundo contemporâneo e suas teses sobre o modo de governar são usadas ainda hoje para o estudo dos perfis dos políticos e das instituições de poder.Ler esta obra é importante para compreender como deve-se atuar na política de maneira eficaz segundo as concepções de Maquiavel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com