TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Príncipe - Maquiavel

Trabalho Universitário: O Príncipe - Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Dissertação sobre “O Príncipe” – Nicolau Maquiavel

Direito e Religião, a separação significa conflitos ou soluções?

Com o desenvolver da leitura é notório que Maquiavel realizou muitos conflitos de ideias que até então o Estado impunha para a sociedade, porém recepcionados pelos mesmos.

Um dos pontos que é marcante, foi o desenvolver que Maquiavel fez ao separar a religião do Direito/Justiça, onde mostrou que não deveria ser seguida a ideia de união, mas sim de independência, de que o Direito não deveria ser visto com olhos religiosos, e consequentemente houve uma revolta.

Houveram outras ideias, que apesar do desenvolver de seus ideais, a interpretação realizada foi de certa forma pré-concebida, como no que atualmente é utilizada por muitos “Os fins justificam os meios”. Apesar de Maquiavel ser favorável à guerra para que assim seja estabelecido/mostrado que o Príncipe tem poder. A análise realizada fere as ideias jurídicas tanto na época em que a obra foi escrita, como com uma visão atual, pelo fato de que o intuito do poder não é ser imposto, mas sim desenvolvido com visão ao meio social, visto por isso que o interesse não é individual, mas coletivo. Apesar que é notório que o poder gera a lei e não o contrário, sendo que a lei só prevalece se os cidadãos concordarem um transferir seu poder individual a um governante, porém, deve haver um equilíbrio nas ideias, para que assim, tenha uma desenvolvimento e não uma imposição.

Portanto, o desenvolvimento do Direito sem a religião, leva a entender que há uma liberdade maior na sua aplicação e na criação de novas leis/normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com