TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema Mente-corpo: Dualismo e Fisicalismo

Por:   •  5/1/2019  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

O problema mente-corpo questiona como a mente, aparentemente imaterial, se relaciona com o corpo, isto é, como ela depende dele e quais as relações causais entre os dois. Essa relação tem sido objeto de estudos, pesquisas e reflexões filosóficas desde a antiguidade. Até hoje não houve uma resposta definitiva para essa dúvida, mesmo assim as questões que envolvem esse assunto que possui diversas vertentes que tentam explicar a mente e sua relação com a matéria corpórea estão longe de acabar.

Os filósofos da Grécia antiga avaliavam o pensamento como objeto de reflexão e discutiam questões referente a mente e questionavam se a mente e o corpo são duas entidades distintas e se separadas como elas interagem. Platão descrevia a alma como algo que antecede ao corpo e a ele sobrevivente, enquanto Aristóteles definia o corpo como instrumento da alma, simples ferramenta no seu aperfeiçoamento.

Nos dias de hoje a parte relacionada ao corpo é muito bem explicada por teorias científicas visto que corpos são entidades físicas, por isso, podem ser observados, mas esta visão puramente física e biológica do corpo parece não responder satisfatoriamente como nos sentimos e como age nossa consciência ou desejos. A diferença entre estes dois aspectos do corpo (Físico e Não-Fisico) nos leva acreditar que seja admissível a existência de uma entidade não física onde residem estes tipos de entidades não explicáveis pela física.

As propostas de solução para o problema mente-corpo normalmente são estabelecidas em torno de hipóteses. Assim teremos teorias que acreditam na idéia da existência de uma entidade mental separada da física e outros que negam a idéia da presença dessas entidades mentais. Existem duas importantes vertentes para a explicação deste problema que procuram esclarecer os conceitos relacionados e envolvidos nessa temática. A primeira vertente é a Fisicalistas que se refere à corrente filosófica que não admitem a existência da substância mente. Tudo o que realmente existe é matéria e as leis que regem a interação entre elas. Todos os outros aspectos atribuídos a mente podem ser explicados ou reduzidos a eventos e estados físicos. A segunda a idéia Dualistas é uma corrente filosófica que admite a existência de duas substâncias. Uma para a entidade mental e outra para a entidade física.

O fisicalismo é uma tese metafísica sobre a questão da natureza do mundo, e afirma que tudo é físico/material, até mesmo itens que a princípio não parecem físicos como itens da natureza biológica, moral ou social em última instância são físicos ou supervenientes a outros itens físicos.

Trazendo essa questão para uma interpretação da natureza da mente humana, a perspectiva seria de que ela se resume a processos físicos no cérebro humano, descartando a lógica de mente como parte da alma, de um psicológico que não é mensurável e da separação entre mente e corpo, tudo seria corpo e um corpo físico, assim a mente teria um fim junto com o fim do corpo não podendo existir separadamente, por isso essa tese é taxada de reducionista, pois a idéia geral é que tudo pode de fato ser reduzido à sua natureza física, de matéria, sendo assim, a maioria das vertentes da psicologia que não tomam a matéria como objeto poderiam soar até mesmo equivocados, pois se tudo é matéria, quem não parte dela como princípio de seu estudo não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com