TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema Mente Cérebro

Por:   •  12/6/2022  •  Resenha  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

O episódio começa com relatos de vários acontecimentos, um deles é o 11 de Setembro (atentado as torres gêmeas), que foi muito noticiado na época, parando o mundo em frente a TV, sempre há algum relato de alguém sobre aquele dia, lembrando o que estava fazendo no momento em que viu a notícia. O documentário provoca você a pensar, será que realmente sua memória é tão boa assim ou você está deixando algo passar?

Há o relato de Melanie Mignucci, ela diz que estava sentada em frente a janela e viu a fumaça passando por cima da água, porém sua mãe diz que eles moravam em outra cidade na época, a neurocientista Elizabeth Phelps diz que a memoria sobre aquele dia não são tão precisas como ela acha porque cerca de 50% dos detalhes mudam em 1 ano, nosso cérebro não irá se lembrar de pequenos detalhes, mesmo as memorias mais significativas não são memorizações perfeitas elas podem mudar e distorcer com o tempo, há um questionamento de porque nossa memoria é tão pouco confiável? E como as recordações funcionam?

Yanjaa Wintersoul é campeã mundial em memória, ela tem três recordes mundiais que são 360 imagens em 5 minutos, 212 nomes e faces em 15 minutos e 145 palavras em 5 minutos. Algumas pessoas possuem uma memória maiores que outras, mas isso não significa que elas são mais inteligentes, são usados exercícios que melhoram a técnica de memorizar mais coisas que o comum.

Outro caso relatado no episodio é do henry Molaison, que sofria de uma grave epilepsia e foi orientado pelos médicos a fazer uma cirurgia que retiraria uma parte do cérebro, a cirurgia foi um sucesso, porém, algo inimaginável aconteceu ele passou a sofrer graves consequências com perdas de memória recente, ele se lembrava de alguns episódios marcantes que aconteceram durante sua vida, mas não se lembrava do que havia ocorrido na noite anterior ou pela manhã. A conclusão foi que estruturas contidas no lobo temporal medial (que foi a região retirada na cirurgia), estavam diretamente envolvidas no processo de formação de novas memórias. Duas das regiões que fazem parte do lobo temporal medial são o hipocampo e a amígdala, por isso as memórias antigas, de fatos histórico e de sua infância assim como as memórias implícitas (que é a memória por repetição), permanecem intactas.

Alguns fatores que influenciam no armazenamento de nossa memória, o primeiro é a emoção: quanto mais emoção sentirmos maior a probabilidade de registra-lo nos mínimos detalhes. Isso acontece porque qualquer emoção atinge uma parte do nosso cérebro, chamada amígdala, que fica ao lado do hipocampo, favorecendo o armazenamento de memórias com conteúdo emotivo, por isso você se lembra de todos os eventos emotivos assim também como os traumáticos.

Outro fator é a noção de localização, quando pensamos em algum evento marcante em nossa história, costumamos nos lembrar com mais riquezas de detalhes, porque pessoas tendem a se lembrar de algo que passou, por determinada experiência marcante.

Taxistas em Londres para ganhar habilitação precisam simplesmente decorar as 25 mil ruas da cidade? O teste se chama "O Conhecimento" e é um teste centenário. Cientistas observaram que as pessoas aprovadas no teste tinham o hipocampo com um volume maior após decorar as ruas, enquanto as reprovadas não tiveram alteração no tamanho do hipocampo. Isso é o que conhecemos como plasticidade neural.

O terceiro aspecto que influencia e muito na formação de determinada memória é história. Observe que prestamos mais atenção e consequentemente guardamos mais informações de uma história em forma de narrativa. Um teste feito para comprovar este fato contou com pessoas e palavras. Quando um grupo de palavras avulsas eram faladas para essas pessoas, poucas se lembravam das palavras após um curto período de tempo. As mesmas palavras, quando utilizadas pelas pessoas para montar uma pequena história (narrativa), levavam mais de 90% das pessoas a lembrar de todas as palavras vistas! isso acontece por causa da associação. Quando associamos as palavras, é como se nosso cérebro aprendesse diversos caminhos para chegar à informação desejada.

Voltando na Yanjaa Wintersoul, ela nos revela como faz para ter boa memória, ela diz que se alimenta bem, evita beber e tem qualidade no sono, além de fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com