TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proclamação da República e da Constituição de 1891

Resenha: Proclamação da República e da Constituição de 1891. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Resenha  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  179 Visualizações

6.1 A Proclamação da República e a Constituição de 1891

A idéia de República não era o objetivo da maioria da população do Brasil.

Uma parte da elite considerava que o governo monárquico não mais atendia a seus interesses, principalmente depois da abolição. Os latifúndios, principalmente do Vale do Paraíba paulista, desejavam maior apoio do governo em questão que este, sendo que o manárquico, não poderia ajudar.

Outros latifundiários mostravam-se apáticos e decepcionados porque a abolição, foi para eles, um golpe de morte e falência e, antes de tudo, uma tradição do governo.

Havia um consenso geral de que não haveria um terceiro reinado, a Princesa Isabel era vista com descoanfinça, pricipalmente por ser casada com um estrangeiro. Mas o Movimento Republicano estava longe de ser popular, a maioria da população apoiava o Regime Monárquico que havia acabado com a escravidão.

A proclamação da República foi portanto e de fato, apenas uma proclamação. A República nasceu de um golpe militar. O Exército, descontente com os sucessivos ministérios, tendo tomado consciência de seu poder como único corpo nacional depois da Guerra do Paraguai derrubou o governo com uma parte da classe dominante aplaudindo o feito por acreditar que caso isto não ocorresse desta forma poder-se-ia dar ensejo à participação popular através de uma rebelião.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com