TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto moradia

Relatório de pesquisa: Projeto moradia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  8.153 Palavras (33 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 33

PROJETO MORADIA

Leci Maria Bohnenberger RA 1223853

Vaneide Limberger RA 1223857

Dolores de A. Morschbacher RA 1201117

Maria Zilda Capelim Schindler RA 1201124

Pólo de Itaipulândia, 2013.

SUMÁRIO

1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS......................................................................03

2 – TEMA...........................................................................................................04

3 – JUSTIFICATIVA..........................................................................................04

4 – SITUAÇÃO PROBLEMA.............................................................................05

5 – PÚBLICO ALVO..........................................................................................06

6 – OBJETIVO GERAL.....................................................................................06

7 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................06

8 – EMBASAMENTO TEÓRICO.......................................................................07

9 – METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE AÇÃO..............................................10

10 – PERCURSO METODOLÓGICO................................................................12

11 – RECURSOS...............................................................................................38

12- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................................38

13 – AVALIAÇÃO..............................................................................................48

14 – CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................48

REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS....................................................................48

1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A nossa casa ou moradia, de acordo com o conhecimento geográfico, é o primeiro espaço social com o qual temos contato, é nele que aprendemos as regras de convivência, o respeito, é onde aprendemos a dividir, a colaborar, a compreender o outro, o espaço social e as relações sociais que nele acontecem, ou seja, é no ambiente da nossa casa que aprendemos a nos relacionar. Conhecimentos estes que serão levados para a vida toda e estendidos à vida em sociedade.

Nossa casa nos possibilita a sensação de proteção, de aconchego, de conforto e segurança. É nela que guardamos nossas recordações e nossas memórias. Nossa casa é reflexo de quem somos.

Compreender este espaço e as relações que nele se efetivam contribui efetivamente para o autoconhecimento, o respeito e a criticidade, buscando as condições e conhecimentos necessários para modificar a realidade de acordo com nossas necessidades.

Sabemos que grande parte dos assuntos que são significativos para os alunos dizem respeito à realidade mais próxima dele, ou seja, sua casa, escola, bairro, cidade, grupo social, etc. Por ser um universo acessível e familiar, o espaço de vivência do aluno pode ser um campo de práticas, nas quais o conhecimento adquire significado, o que é essencial para o exercício da participação e da cidadania.

O espaço da moradia revela-se como espaço vivido e é conteúdo pertinente e significativo nas dimensões sociais, políticas e culturais.

Neste contexto, é importante que o aluno perceba e compreenda os elementos constituintes de um determinado espaço, neste caso, a sua moradia. Assim, cabe ao professor encaminhar o aluno a um diálogo com este espaço vivido, questionando sua história, sua gênese, por quem, para quem e por que foi construído e quais os problemas sociais e espaciais gerados pela ação do homem.

A percepção espacial é desenvolvida a partir do espaço que o educando vê e sente. Portanto, com a ajuda do professor ele pode conseguir abstrair os conceitos intrínsecos ao espaço em estudo. Grande parte destes conceitos o aluno traz do cotidiano e assim é necessário apenas ampliar essa compreensão para o nível dos conceitos científicos, a fim de oportunizar novas formas de pensar e interagir.

Reconhecer-se como sujeito histórico e agente de transformações implica criar uma situação de pertencimento, isto é, criar atividades e ações que façam com que o educando se sinta parte de um determinado espaço. É importante, então, fazer com que o educando veja na sua moradia o seu espaço, espaço em que organiza objetos e pode interferir e mudar através da interação que estabelece com os objetos e membros familiares.

Concebendo que o estudo deve iniciar pelo espaço mais próximo, ao qual, pelas vivências oportunizadas, o educando sente-se pertencido, sente-se a necessidade de trabalhar o tema moradia.

Neste âmbito, é interessante que se utilize a pedagogia de projetos, permeando todas as disciplinas do currículo escolar, para facilitar nosso trabalho e situar o aluno na sua realidade e nas mais diversas áreas do conhecimento.

Através do trabalho com projetos, a escola consegue trazer a vida real para dentro da sala de aula, diversificando espaços educativos, envolvendo as crianças nas atividades propostas, pois estas estão muito mais próximas de sua realidade, e possibilitando uma melhor aprendizagem dos conteúdos propostos no currículo escolar. Isto quer dizer, que a prática pedagógica sai da sala de aula e pode acontecer em qualquer espaço social.

2 – TEMA

Moradia

3 – JUSTIFICATIVA

Ao concebermos como objetivo principal da educação a formação de um cidadão crítico, capaz de posicionar-se frente às situações e desigualdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com