TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova De Ontologia

Pesquisas Acadêmicas: Prova De Ontologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Ontologia I

Curso: Filosofia

Professor: Leandro Kingeski Pacheco

Nome do aluno: Edson Cittadin

Data: 21/08/3013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o texto seguinte:

“Se examinamos a Filosofia clássica, assim como a medieval, verificamos que, de Sócrates a São Tomás de Aquino, o problema que se põe de maneira prevalecente é o que diz respeito ao ser como ser. A Filosofia dos gregos, assim como a Filosofia da Idade Média, foi, acima de tudo, uma Ontologia, empregado este termo no seu sentido lato ou tradicional, ou seja, na acepção de teoria do ser em geral, ou parte geral da Metafísica [...]. Não dizemos — entendamo-nos — que a Filosofia clássica ou medieval tenha sido apenas Metafísica, mas dizemos que foi, acima de tudo, de ordem metafísica. Também os gregos tiveram consciência de que havia um problema relativo às possibilidades e aos limites do conhecimento humano. Bastaria lembrar, aqui, os céticos, e, antes dos céticos, os sofistas e os pré-socráticos. Bastaria recordar toda a alta produção platônico-aristotélica, ou a dos epicuristas e dos estoicos, para termos uma ideia de que os gregos, muito cedo e profundamente, sentiram a necessidade de resolver estas perguntas: — Até que ponto o homem pode conhecer com certeza? Como é que o homem pode conhecer? Estes problemas, no entanto, não eram considerados problemas fundamentais, ou melhor, logicamente anteriores aos demais, mas subordinados a outros a que a Filosofia dava maior atenção e que eram os problemas ligados à compreensão do "ser", ou melhor, do "ser enquanto ser": - o problema do conhecimento pôs-se, por conseguinte, como problema de natureza metafísica. A Filosofia clássica e a medieval não desenvolveram, por isso, uma teoria do conhecimento autônoma, e cuidaram de suas questões de maneira secundária, complementar ou implícita, como decorrência de prévios problemas ontológicos.”.

Fonte: REALE, Miguel. Filosofia do direito. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 1999, p. 44-45.

Com base no juízo de Reale, responda à seguinte pergunta, fundamentando seu ponto de vista de modo argumentativo com um texto de 10 a 15 linhas:

- A questão ontológica, durante a Filosofia Antiga e Medieval, foi considerada anterior (prévia) à questão relativa à teoria do conhecimento? Justifique. (2.0 pontos)

RESPOSTA:

Sim. Considera-se que os primeiros filósofos não tinham a preocupação principal com o conhecimento enquanto conhecimento, isto é, não indagavam se pudemos ou não conhecer o ser, mas partiam da preposição de que podemos conhecer, pois a verdade, sendo Aleteia, isto é, presença e manifestação das coisas para os nossos sentidos e para os nossos pensamentos, significa que o ser está manifesto e presente para nós e, portanto, nós o podemos conhecer.

Tornar o entendimento objeto de si próprio, tornar o sujeito de conhecimento para si mesmo é a grande tarefa que a modernidade filosófica inaugura, ao desenvolver a teoria do conhecimento. Como se trata da volta do conhecimento sobre si mesmo, a teoria do conhecimento é reflexão filosófica. A consciência do eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito.

A teoria do conhecimento no seu todo realiza-se como reflexão do entendimento e baseia-se num pressuposto fundamental: o de que somos seres racionais e conscientes.

2. Platão, no diálogo Parmênides, defende uma classificação de gêneros relativos ao que há, reconhecendo as seguintes categorias:

• semelhança e dessemelhança;

• pluralidade (multiplicidade) e unidade;

• repouso (inércia) e movimento;

• nascimento e destruição;

• ser e não-ser.

Considerando esta classificação e em conformidade com a ontologia de Platão, justifique a (in)aplicação de cada uma dessas categorias para um exemplo de ser sensível, assim como para outro exemplo de ser inteligível. Sua resposta deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com