TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provas

Ensaios: Provas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  1.556 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com Kant, o ato de conhecer é efetuado por meio da relação sujeito e objeto, em que se fixam dois pressupostos fundamentais. Por um lado, objetos que possam ser percebidos; por outro, o sujeito que assimila a representação dos objetos. O sujeito apreende as representações numa ordem de sucessão, pois se estas ocorressem de forma simultânea, não seria possível processar o conhecimento dos objetos. Assim, uma das condições para assegurar o conhecimento empírico envolve, já na própria estrutura do sujeito, uma dimensão a priori de temporalidade. Com base no texto, é correto afirmar:

a) A construção do conhecimento empírico dispensa a incorporação, pelo indivíduo, de dimensões temporais.

b) O tempo é apreendido empiricamente a partir dos sinais de degeneração e envelhecimento dos objetos.

c) O tempo é anterior à experiência e condição para que o conhecimento dos objetos aconteça numa seqüência regular e uniforme.

d) A existência do tempo é condicionada aos objetos, os quais garantem a noção de temporalidade do sujeito.

e) A relatividade da noção de tempo resulta do movimento contingente dos objetos e da percepção do sujeito.

É na verdade conforme ao dever que o merceeiro não suba os preços ao comprador inexperiente, e quando o movimento do negócio é grande, o comerciante esperto também não faz semelhante coisa, mas mantém um preço fixo geral para toda a gente, de forma que uma criança pode comprar em sua casa tão bem como qualquer outra pessoa. É-se, pois servidohonradamente; mas isto ainda não é bastante para acreditar que o comerciante tenha assim procedido por dever e princípios de honradez; o seu interesse assim o exigia; mas não é de aceitar que ele além disso tenha tido uma inclinação imediata para os seus fregueses, de maneira a não fazer, por amor deles, preço mais vantajoso a um do que outro”. (KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes.Trad. de Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1980.p. 112.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o conceito de dever em Kant, considere as afirmativas a seguir, sobre a ação do merceeiro.

I. É uma ação correta, isto é, conforme o dever.

II. É moral, pois revela honestidade na relação com seus clientes.

III. Não é uma ação por dever, pois sua intenção é egoísta.

IV. É honesta, mas motivada pela compaixão aos semelhantes.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

20- (UEL Esp. 2005) “Tudo na natureza age segundo leis. Só um ser racional tem a capacidade de agir segundo a representação das leis, isto é, segundo princípios, ou: só ele tem uma vontade. Como para derivar as ações das leis é necessária a razão, a vontade não é outra coisa senão razão prática. Se a razão determina infalivelmente a vontade, as ações de um tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com