TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática pedagógica - problemas e soluções

Projeto de pesquisa: Prática pedagógica - problemas e soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.531 Palavras (23 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 23

dfgfhfffigpuusdfuhijsdhagihivprtsdyn-

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo ATPS De Didática

ATPS De Didática

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: su300102 15 junho 2013

Palavras: 2698 | Páginas: 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Pólo Cavalhada

ATPS - DIDÁTICA

Profª.: Maria Clotilde Bastos

Tutor a Distância: MARIA DAS GRAÇAS SOUSA MOREIRA MOURA

Porto Alegre

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................03

ETAPA 1...............................................................................................................04 – 05

ETAPA 2................................................................................................................06 - 07

ETAPA 3................................................................................................................08 - 09

ETAPA 4................................................................................................................09 - 10

BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Ao produzirmos este relatório, tivemos por objetivo demonstrar as compreensões e reflexões quanto aos desafios da prática docente reflexiva, bem como, manifestar nossas impressões pessoais à cerca do tema.

No relatório abordaremos questões do estudo reflexivo e a dimensão do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Para tanto, buscamos na vivência diária de alunos e professores do Jardim B, crianças com idade de quatro a cinco anos, elementos que sustentaram o relato que apresentamos a seguir.

Manifestamos neste relato a importância do professor na construção de um novo cidadão, seus conhecimentos, suas trocas e seus saberes somente serão possíveis através da interação professor/aluno.

ETAPA 1 - Prática Pedagógica - Desafios e Soluções

Entende-se por prática pedagógica o conjunto de atos de reflexões, de procedimentos intencionalmente educativos, que se formalizam em sala de aula, com o objetivo de favorecer a constituição de conhecimentos, de conceitos e de valores de alunos, sob a intermediação do professor e com a possibilidade de extrapolar os muros da escola.

No entanto, a forma como cada professor desenvolve sua prática, a maneira como cria recursos ou como utiliza os existentes, as metodologias, as estratégias que escolhe, a forma como organiza o espaço da sala de aula, mais ou menos interativo, com ou sem a participação dos alunos, os trabalhos expostos nos murais, a organização da sala de aula não só impactam as práticas pedagógicas, mas falam por elas.

O andamento diferenciado de cada turma deve ser valorizado porque acredita-se que um grupo de alunos com seu professor constitua um todo muito peculiar, formado de gente necessariamente diferente e que traz também, para dentro da escola e da sala de aula, suas questões de vida, suas histórias, seus valores, preferências e comportamentos, a história de suas famílias, de seus bairros, de suas comunidades etc.

Muitos professores identificam as questões ligadas às mudanças nos modelos de família e à violência como os principais desafios à prática educativa. Temas que, na verdade, sempre fizeram parte das reflexões de quem trabalha com crianças, jovens e adultos na escola.

PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Alimentação, Higiene e Saúde

Justificativa: A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está a consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual já deveria vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.

O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.

Objetivo Geral: Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção de saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Público-Alvo: É destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental Séries Iniciais

Duração: Será desenvolvido no decorrer do ano letivo.

Quadro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com