TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Artigos Científicos: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 5

1) Personalidade vem da palavra latina persona, que se refere à máscara utilizada pelos atores em uma peça (Schultz, 2002, p. 8).Nesse sentido, a personalidade diria respeito às nossas características externas visíveis, aqueles aspectos que os outros podem ver, ou seja, aquilo que aparentamos ser “. Deste modo, cite e explique os três elementos que influenciam na constituição da personalidade de uma pessoa.

RESPOSTA:

Hereditariedade: refere-se a todos os fatores definidos na concepção e que se fazem presentes no nascimento e desenvolvimento biológico. Ex.; a altura, temperamento, massa muscular.

Ambiente: A cultura que fomos criados, as condições da nossa infância, nossos amigos e todas os outras pessoas e grupos com os quais entramos em contato também exercem influência sobre nossa personalidade.

Situação: A nossa personalidade pode mudar em determinadas situações. Você já percebeu que pessoas parecem tão diferentes, quase irreconhecíveis, quando estão em situação diferentes?

2) Na introdução da obra “tipos Psicológicos “. Carl Gustav Jung Afirma: “quando obeservamos o desenrolar de uma vida humana, vemos que o destino de alguns é mais determinado pelos objetos de seu interesse e o de outros mais pelo seu interior, pelo subjetivo. E como todos, estamos naturalmente inclinados a entender tudo sob ótica de nosso próprio tipo”. Nesse sentido, Jung classificou atitudes humanas em dois tipos. Cite e escreva sobre cada uma delas

RESPOSTA:

INTROVERTIDO: uma atitude da psique caracterizada por uma orientação para as ideias e sensações da própria pessoa. Se comportar timidamente, se concentrando em si mesmo, nos seus pensamento e sentimentos. Suas maiores habilidades estão no campo da escrita

EXTROVERTIDO: uma atitude da psique caracterizada por uma orientação para o mundo exterior e outras pessoas. É mais sociável. O interesse está voltado para o mundo esterno, ou seja pessoas, fatos e objetos

3) A percepção é um processo dinâmico que rege as relações da pessoa com o mundo que a circunda, exercendo um importante impacto sobre o comportamento (karsaklian, 2000). Com isto, a percepção possui algumas características relevantes a serem consideradas, a saber: subjetiva, seletiva, simplificadora e limitação de tempo. Assim sendo escreva sobre cada uma delas.

RESPOSTA:

Subjetiva: ou seja, pode haver discrepância entre estímulos emitido e o percebido pela pessoa:

Seletiva: sendo percebidos apenas os estímulos que, por algum motivo, geram interesse para a pessoa;

Simplificadora: Significa que o individuo não consegue perceber todas as informações que compõem o estimulo.

Limitada ao tempo: pois, em geral, a informação percebida só é conservada por algum tempo;

Cumulativa: sendo uma impressão a soma de varias percepções.

4) A empatia na comunidade interpessoal é considerada como essencial para estabelecimento de relações harmônicas e saudáveis entre as pessoas, promovendo a compreensão e aceitação. Trata-se de uma das mais importantes competências comunicacionais. Deste modo, de acordo com Carl Rogers, diferencie o conceito da empatia do conceito de simpatia.

RESPOSTA:

Empatia: Como a representação correta do quadro de referencia do outro, com as adequações subjetivas e os valores pessoais ai presentes. Significa ter uma visão do mundo do outro, dos sentimentos e das suas opiniões, como se usasse o seu ponto de vista.

Simpatia: é o sentimento de benevolência e compaixão em relação ao outro, implicando participando no sofrimento do outro.

5) De acordo com Goleman (2007): “a inteligência emocional expande as aptidões em cinco domínios principais, que são: conhecer as próprias emoções, lidar com emoções, motivar-se, reconhecer emoções nos outros e lidar com relacionamentos”.Assim sendo escreva sobre as bases da inteligência emocional.

RESPOSTA:

As bases da inteligência emocional incluem o conhecimento de seus sentimentos e saber usá-los para tomar decisões na vida. Devemos administrar nossa vida emocional sem sermos dominados por ela: nunca desistir, persistir mesmo diante dos obstáculos e canalizar impulsos para atingir nossas metas.

6) No campo das ciências humanas, a resiliencia é ainda um termo muito novo e possui diversas interpretações. O estudo iniciou-se com o psiquiatra britânico Michel Rutter há tinta anos, mas apenas nos últimos cinco anos fomentou-se a discussão do tema. Conner (2003, p. 62) afirmou que pessoas resilientes possuem 5 atributos básicos. Nesse sentido, explique como a psicologia define

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com