TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  30/4/2015  •  Artigo  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

Av. Marechal Fontenele – 355 – Jardim Sulacap – RJ.

Desenvolvimento Humano I –Turma 3003 - Noite

Bárbara Sandy Silva Cruz - 201408396051

FAMÍLIA  PROLETÁRIA

                A Família Proletária é dividida em três estágios.

O Primeiro estágio começa no inicio do século XIX.com a industrialização.

As famílias estavam vivendo em extrema pobreza social e econômica. Todos os membros da família trabalhavam nas fábricas em jornadas de trabalho excessivas, que variavam de 14 a 17 horas por dia, inclusive as crianças que já começavam aos dez anos de idade. A sociedade vivia em péssimas condições de salubridade, o que causava um alto índice de mortalidade infantil.

As famílias ainda mantinham diversos costumes camponeses, e todos se apoiavam mutuamente dentro da comunidade que viviam. As crianças eram criadas por parentes, vizinhos ou mesmo soltas nas ruas do bairro, já que os pais trabalhavam muito e não tinham tempo para se dedicar a educação dos filhos. Assim as crianças cresciam rodeadas de muitos adultos, sem hábitos de higiene e sem repressão a masturbação infantil.

O segundo estágio se dá na segunda metade do século XIX, quando começou a aumentar a qualificação de diversos setores na indústria melhorando as condições de vida dos empregados. A mulher passou há ficar mais tempo em casa se dedicando a criação dos filhos, sua rede social agora era a mãe, filhas e parentes. Os homens por sua vez, começavam a ir pros bares a procura de entretenimento. Assim o pai era o provedor da família e a responsabilidade da educação das crianças ficava com a mãe.

Já no inicio do século XX, começava o terceiro estágio da Família Proletária. As famílias operárias começaram a sair dos grandes centros e procurar os subúrbios, rompendo o vinculo com a comunidade que viviam. A mãe passa a perder o vinculo com as redes sociais femininas que tinha antes, ficando isolada no lar, somente com os cuidados com os filhos. O Homem começa a valorizar o lar e a privacidade da família, e começa a exercer a sua autoridade de pai. Neste momento a educação e o futuro dos filhos começam a ser a prioridade da família.

As crianças começam a ter mais estrutura familiar, a usufruir mais de seus pais. A família começa a dar mais assistência aos filhos quanto à higiene, educação e sendo minimizado o trabalho infantil. Estruturalmente, a família proletária tem seus padrões ideológicos e emocionais, indistinguíveis dos da família burguesa.  

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com