TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Psicologia Da Educação E Fundamentos Filosóficos Da Educação". Terapia Assistida Por Animais.

Por:   •  4/11/2014  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

No trabalho a seguir abordaremos uma análise de terapia assistida por animais, onde aprenderemos a evolução, desempenho, responsabilidade, autoconfiança entre os alunos e os animais.

Usando animais como provedores de estímulos para o crescimento de suas responsabilidades com o desejo de aprender e transformando os maus hábitos de crianças, tanto de higiene pessoal, convivência em sala de aula.

Uma sala tem 25 alunos do 1º ano com idade 06 a 07 anos, foram avaliadas três crianças com comportamentos diferentes, sendo, problemas de disciplina, falta de concentração e bullyng.

A partir da dinâmica com animal escolhido, nossas crianças iram aprender a conviver e aprender no dia a dia.

Toda pessoa tem de enfrentar as realidades práticas da vida. Suas oportunidades, suas responsabilidades, suas derrotas e triunfos. Como irá encarar essas experiências? Depende em grande parte de sua preparação – sua educação.

Discernindo valores relativos e duradouros, apresentamos o projeto “Terapia Assistida por Animais na Educação”.

Com a chegada do animalzinho (um coelho), carinhosamente chamado Juca, nome escolhido pela turma, a professora tem como alvo principal, três alunos problemas. Com os planos já traçados, a responsabilidade de cuidar do coelho Juca é distribuída entre os grupos. O objetivo da professora, com seu caderno de anotações em mãos, orientando e observando cada detalhe olhando além e colhendo os bons frutos.

Mapeamento da sala

Escola Renovação

Professora Olga Santos

1º serie D com 15 meninas e 10 meninos

A professora Olga leciona a mais de 10 anos, tendo experiência com crianças de várias idades mais da preferência para essa idade onde eu aprendo a cada dia com eles e eles comigo.

Em uma escola que fica um pouco longe do centro da cidade Cananeia, um povoado humilde mais com um amor tremendo.

Olga é uma professora que veio ajudar as crianças com dificuldades de aprendizagem e vivencia social.

Uma sala de aula com um bom comportamento porem às vezes agitadas, pois vieram do EMEI, eles tem facilidades para atividades porem alguns tem dificuldades com tarefas individuais.

São crianças de classe média baixa a maioria dos pais trabalham fora, outros tem convívio com tudo que se diz a respeito a nossa escola.

Com o passar do tempo observamos que existiam também alunos com comportamento mais difíceis do que os outros, e com isso resolvemos trabalhar de modo diferente com toda a turma para ter um bom resultado.

A Professora Olga em uma reunião pedagógica na escola mostrou como seria o seu método de aprendizagem em sala de aula.

Como já possui experiência com terapia assistida com animais em sala de aula ela observou todos os cuidados recomendados para o desempenho desse método, Com o passar dos dias a Professora Olga começou a observar que tinha algumas crianças com muitas dificuldades de disciplinas, aprendizagem e higiene pessoal.

Pedro uma criança com idade de 7 anos é bem agitado, não consegue realizar nenhuma tarefa de classe e nem de casa. Quando fica na sua carteira sentado fica com pensamentos longes e sem nenhuma vontade de prestar atenção em nada só quando é algo interessante para ele.

Larissa outra criança com idade de 6 anos, magra, sempre sozinha nos cantinhos, não sorri e nem fala alto não interage com a turma e sempre é motivo de gozação da turma

Helena uma criança com 07 anos tem muitas dificuldades, sua família é bem humilde, tem faltas toda a semana não tem seu material completo e não consegue se interagir nas aulas, sempre dispersa, pensando em algo às vezes chora mais não conta o que está acontecendo.

Projeto com a sala de aula

O nosso objetivo e adotar o método de terapia assistida por animais na educação e desenvolver os alunos em uma formação geral.

A professora Olga pensou como deveria trabalhar com a turma num todo. Conversando com a coordenação sugerimos um passeio ao zoológico onde

Eles iriam despertar para a curiosidade de como os animais são tratados, como comem, dormem seus cuidados diários.

Conforme eles iam passeando próximos aos animais eles iam perguntando para a Prof.ª

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com