TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Artigos Científicos: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

Jean Piaget

A sociedade é a unidade suprema, e o indivíduo só chega às suas invenções ou construções intelectuais na medida em que é sede de interações coletivas, cujo nível e valor dependem naturalmente da sociedade em conjunto. O grande homem que parece lançar novas correntes é apenas um ponto de intersecção ou de síntese de ideias elaboradas por cooperação contínua é por isto que a questão importante não consiste em pesar os méritos do indivíduo ou do grupo . A questão importante é distinguir a lógica, na reflexão solitária assim como na cooperação, e os erros ou insanidades, na opinião coletiva assim como na consciência individual.

Como pode ser observada, a formação do conhecimento humano possui raízes remotas, tendo começado a dar seus primeiros passos na passagem do mito ao logos, posto que as concepções mitológicas já se apresentassem como um tipo de conhecimento, embora caracterizado pelas ações sobrenaturais dos deuses gregos, que no entender dos antigos gregos, do século VIII A.C., se transformavam nos fatores causais, que produziam seus efeitos nos diversos elementos da natureza.

Na passagem do mito ao logos, surgirá a investigação filosófica científica, caracterizada pelo uso da razão, na tentativa de conhecer a natureza, que é entendida como dotada de racionalidade. O homem, neste esquema, também é racional, posto que é o único animal que se admira de como as coisas surgem, crescem e se corrompem, desaparecendo.

No parágrafo precedente foi efetuada uma referência à investigação filosófico científica. Isto se deu porque a ciência originalmente nasceu no interior das fronteiras da filosofia, só dando início à sua emancipação por volta do século XVI D.C. Hoje, na pós-modernidade, a filosofia perdeu seu vigor e a ciência se desmembrou, em vários ramos independentes do tronco original da filosofia.

Mas, desde os primórdios do pensamento filosófico científico, se pode notar, embora que em determinados momentos, apenas de forma implícita, o aparecimento do debate em torno dos pressupostos epistemológicos. Pode-se até afirmar que na Grécia clássica, com Platão e Aristóteles, este debate toma uma forma mais bem definida e mais inteligível.

Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação cientifica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o inicio da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico – matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz – um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.

Quem foi 

Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de  Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.

Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudo psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

Pesquisas 

Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou  psicologia infantil na Universidade deGenebra.

Ideias 

As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educando no caminho da aprendizagem autônoma. 

Principais livros de Piaget:

Frases de Piaget 

- "O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." 

- "As estruturas operatórias da inteligência não são inatas." 

Os três aspectos relevantes da teoria de Wallon para se pensar.

“A aplicação da psicologia na educação”.

O educador francês Henri Wallon (1879-1963) ao estudar a criança, ele não coloca a inteligência como o principal componente do desenvolvimento, mas defende que a vida psíquica é formada por três dimensões a motora, afetiva e cognitiva, que coexistem e atuam de forma integrada.

Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que a afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinado recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.

Wallon admita a existência de três subconjuntos funcionais motor, afetivo e cognitivo constitui o último e quarto subconjunto funcional, denominado Poe Wallon pessoa. Para Wallon, em qualquer momento, ou fase do desenvolvimento, a pessoa é sempre uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com