TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Ensaios: Psicologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1) Para o Estruturalismo, a Psicologia pode ser entendida como o estudo dos elementos da consciência, assim os psicólogos deveriam analisar a mente humana com base em três elementos, sendo eles: estados de sensação, imagens e estados afetivos.

2) Para o Funcionalismo, a consciência era compreendida com base em seu funcionamento, em função da adaptação ao meio. Essa escola da Psicologia surgiu no contexto da Revolução Industrial, do capitalismo e do pragmatismo existente na época.

3) Para o Associacionismo, a aprendizagem era interpretada em termos de conexões reais entre dois aspectos, sendo eles: estímulo e resposta. De acordo com essa escola psicológica, passou-se a acreditar em um conjunto causal de respostas, as quais seriam selecionadas por seus efeitos, de acordo com a Lei do Efeito.

4) Para o Neobehaviorismo, o comportamento das pessoas localiza-se entre duas influências ambientais, são elas: uma que o precede (o antecedente) e a outra que o sucede (suas consequências). Sendo assim, o conceito mais relevante dessa abordagem à Psicologia é o conceito de comportamento operante.

5) No Behaviorismo, o conceito de reforço positivo refere-se a oferecer algo desejável ao organismo e aumenta a probabilidade futura de resposta. O conceito de reforço negativo implica a retirada de algo indesejável ao organismo, aumentando, assim, a probabilidade futura de resposta.

6) O condicionamento clássico (do Behaviorismo) refere-se à aprendizagem de respostas emocionais e fisiológicas involuntárias, ou seja, automáticas, sendo que alguns dos conceitos elaborados por esta abordagem e relativos à aprendizagem são: a generalização, a discriminação e a extinção.

7) Um Behaviorismo menos radical do que o de Skinner é o de Albert Bandura (1925); a visão dele é mais cognitiva, remete ao nível do pensamento. A aprendizagem ocorre por meio do reforço vicário, mediante a observação tanto do comportamento das outras pessoas, como de suas consequências no meio social.

8) A Psicologia da Gestalt trabalha com a percepção humana. Segundo os psicólogos da Gestalt, nós percebemos os objetos em um todo, na busca do que eles definiram como a boa forma.

9) Para a Psicanálise, os conteúdos inconscientes determinam, em sua maioria, as ações e comportamentos humanos. Uma das contribuições de Freud para a Educação relaciona-se ao entendimento do vínculo afetivo entre aluno e professor. Nesse sentido, entende-se que a transferência positiva expressa os sentimentos de amor do aluno pelo professor, e a transferência negativa seria manifestada pelos sentimentos de ódio, inveja, rejeição, e pela crença de que o professor não gosta do aluno. Os professores também transferem sentimentos aos alunos; a esse conjunto de reações inconscientes Freud denominou de contratransferência.

10) No Humanismo, o professor assume a função de facilitador da aprendizagem do aluno, aceitando-o como é, compreendendo-o empaticamente. Nesta abordagem, a relação professor-aluno é que ganha destaque, os métodos têm pouca importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com