TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a diferença entre as opiniões de James e Wundt sobre a consciência?

Seminário: Qual é a diferença entre as opiniões de James e Wundt sobre a consciência?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  3.579 Visualizações

Página 1 de 2

9- Qual a diferença da visão de James e a de Wundt a respeito da consciência? Para James, qual era o propósito da consciência?

R.: James apóia a idéia de que o que forma uma parte básica da psicologia são as subestruturas físicas da consciência, devendo ser observado no seu ambiente natural, indo contra a artificialidade e a estreiteza da posição de wundt. Acreditava nas experiências conscientes como tal e não grupos ou conjuntos de elementos, como wundt.

James apóia a idéia de fenômenos e condições. Fenômenos é objeto de estudo da psicologia que deveria ser buscado na experiência imediata e as condições era a importância do corpo inclusive cérebro, na vida mental.

10- Quais os métodos considerados adequandos por James para o estudo da consciência ? Qual foi o valor do pragmatismo na nova psicologia?

R: escreveu sobre todos os aspectos da psicologia humana, do funcionamento cerebral até o êxtase religioso, da percepção espacial até a mediunidade psíquica.

Ele se concentrou na compreensão e explicação das unidades básicas do pensamento. Conceitos fundamentais, tais como as características do pensamento, atenção, hábito e sentimento de racionalidade, prenderam seu interesse.

Ele se intrigava mais com a atenção em si mesma do que com os objetos aos quais se presta atenção e fascinava-se mais pelo hábito do que por constelações de hábitos específicos.

James propõe que a realidade influencia ações e crenças, que a realidade é apenas o que sabemos dela, ou seja, impírica, mas não é definitiva, a verdade plena é metafísica por não termos como viver todas as realidades ao mesmo tempo.

13-

18- Faça uma comparação entre as contribuições do funcionalismo e do estruturalismo na psicologia.

R.: Os funcionalistas queriam determinar “para o que servia a consciência”, eles queriam estudar o propósito, ou função da consciência e seus processos mentais. O estruturalismo queria determinar “o que era a consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com