TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Descreva O método De Introspecção De Titchener. Qual é A Diferença Entre O Seu método E O De Wundt?

Ensaios: 1. Descreva O método De Introspecção De Titchener. Qual é A Diferença Entre O Seu método E O De Wundt?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  12.152 Visualizações

1. Descreva o método de Introspecção de Titchener. Qual é a diferença entre o seu método e o de Wundt?

Segundo Titchener a tarefa fundamental da psicologia é descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência em suas partes separadas e, determinar a sua estrutura. Para consegui-lo, Titchener modificou o método introspectivo de Wundt, tornando-o mais parecido com o de Kulper.

O novo método introspectivo.

Titchener alertou para o fato de que, no estudo da experiência consciente, não se deve cometer o que ele denominou de erro de estimulo, isso é confundir o processo mental com o estímulo ou com o objeto observado e com seus estudos. Quando os observadores forem postos de diante de um estímulo – exemplo uma maçã – descreverão o que estão vendo e interpretarão da maneira simples que eles estão observando e assim analisar as experiências mediatas e não as imediatas.

Definiu como consciência a soma das nossas experiências num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes, mas, enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total desses processos.

Titchener também se concentrava nos elementos ou

conteúdos mentais, assim como na conexão mecânica

mediante o Processo da associação, entretanto descartava

a doutrina da apercepção defendida por Wundt'

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com