TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre Marx.

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que a dialética mostra ao se aplicar aos fenômenos históricos? A dialética para Karl Marx se baseava em constante transformações, assim como a natureza sofre transformações ao passar dos anos, a sociedade também passa por essas transformações, assim como o ambiente interfere no homem o homem interfere no ambiente. Tendo que se adaptar as constantes rivalidades que uma sociedade capitalista trás consigo.

2. Enquanto para Hegel a historia da sociedade é a historia do desenvolvimento da Ideia, ou do Espirito, diga como se dá o desenvolvimento da história para Marx?

Para Marx , o materialismo dialético se da pela relação homem e natureza que está em constantes transformações, sejam elas ideias, concepções, gostos, crenças, ideologias e etc., que são gerados socialmente e dependem de como os homens se organizam, isto é, em um mundo que está sujeito a mudanças,transformações e desenvolvimento constantes.

3. Explique porque, para Marx, os fenômenos sociais são transitórios? Para Marx as relações sociais estão intimidante ligadas ao desenvolvimento das forças produtivas e quando adquirimos novas forças produtivas, os homens transformam o seu modo de produção e ao transforma-lo transformam suas próprias relações sociais. Portanto quando os homens estabelecem relações sociais que estão de acordo com a sua produtividade material, produzem também idéias, princípios, de acordo com as suas relações sociais

4. Diga qual é, para Marx, a premissa da analise da sociedade?

Para Marx, é existência de seres humanos se da por meio da interação com a natureza e com os outros indivíduos, dando origem à sua vida material. Ao produzir o que precisam, os seres humanos procuram dominar as circunstâncias naturais, e modificam suas relações sociais. Criando assim o materialismo histórico, método de análise da vida econômica, social, política, intelectual.

5. Os conceitos de forças produtivas e relações de produção são interdependentes. Explique essa interdependência.

Esses dois conceitos são interdependentes porque a estrutura da sociedade depende do desenvolvimento deles, pois um só existe se estiver ligado ao outro , ou seja, as forças produtivas é como os homens organizam suas ideias, técnicas etc., e as relações de produção e como eles se relacionam entre si. Portanto essas relações de produção determinam todas as outras relações que existem entre os homens na sua vida social, assim são determinadas pelo estado das forças produtivas.

6. Explique essa frase de Marx e Engels: O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, politica e intelectual em geral ... É um ser social que determina a consciência dos homens.

Marx e Engels diziam que modo de produção material modifica o desenvolvimento da vida social, porque é a partir de novas invenções que o homem produz a sociedade também se transforma. E não e a consciência que determina a vida, e sim a vida que determina a consciência, ou seja, a realidade social determina a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com