TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAZÕES PARA QUE CREIAMOS QUE DEUS É INCOMPARÁVEL

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

RAZÕES PARA QUE CREIAMOS QUE DEUS É INCOMPARÁVEL

ISAIAS 40:12-31[pic 1]

CONTEXTO:

  1. O Profeta Isaías profetizou durante o período do Reino dividido, Quando Israel era o Reino do Norte, e Judá o reino do Sul, mas dirigiu a maior parte das suas profecias ao Reino de Judá.
  2. O principal foco deste servo de Deus, era condenar, principalmente o ritualismo vazio daquele povo, a idolatria e o politeísmo, aquela nação havia virado as costas para o Seu Deus.

INTRODUÇÃO

Na vida as vezes nós nos sentimos cansados, cansados porque parece que não alcançamos o padrão que Deus tem preparado para nós. Cansamos da jornada longa de trabalho, casamos do salário que parece ser sempre menor, menor, menor, estudo, casamos muitas das vezes até de fazer a obra do senhor, porque tentamos, tentamos e não vemos resultado, nós oramos, pregamos, mas o resultado não vem e nós cansamos. Nós somos homens, pessoas e nós cansamos. Mas, a grande notícia dessa noite é que nós temos um Deus que renova as nossas forças, que pode nos fazer forte, que pode nos fazer como jovens.

Isaias começa a profetizar ou prever o futuro Cativeiro Babilônico, onde os povos de Judá foram obrigados a ir para a Babilônia e lá se tornaram escravos daquele povo, isso tudo porque haviam virado suas costas e abandonado ao Seu Deus o Deus de Israel. Eles estavam desanimados, sem forças.

E nesse momento o profeta Isaias tenta mostrar o quanto Deus é grande, incomparável, ele quer converser o povo disso. Porque ele entende que a solução para as dificuldades do seu povo é entender quem é o seu Deus.

(razoes para que nós creiamos que nosso Deus é incomparável.)

1 RAZÃO ESTA NO VERSICULO 12

Quando ele diz que a criação é imensa mais o Deus que a criou é bem maior! 12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

A concha da mão é quando juntamos a mão e forma um concha e realmente não cabe muita agua, talvez pouquíssimos ML. Qual o tamanho do universo, quanto km tem a terra? Pra nós é muito grande. Mas, pra Deus é pequeno. Se nós forcemos medir o universo em palmos não conseguiríamos, só de imaginar já estamos cansando. E o versículo 12 ele fala da balança de precisão e essa balança é a mesma que os ourives usam para pesar ouro porque eles não querem perder uma grama de ouro e essa balança é para medir quantidades mínimas. E ele diz: Se Deus fosse medir a terra ele precisaria usar uma balança dessa, porque ele é incomparável, porque ele é um Deus imenso e nada se compara a grandeza dele. A criação é gloriosa agora imagine o que está por trás dela. Deus é incomparável!

E no versículo 13 continua

13 Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?

14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?

Deus não tem concelheiro, sabe porquê? Porque os seus pensamentos são mais elevados. Porque Ele é um Deus onipotenteonipresente e onisciente. Por isso ele é incomparável.

O grande temor de Judá era as nações. EXPLICAR QUAL ERA A SITUAÇÃO DE JUDÁ EGITO DE UM LADO, SIRIA DO OUTRO E BABILONIA MAIS ABAIXO E JUDÁ FICAVA ENTRE ELAS. Judá sempre estava preocupada com as nações porque ele é um país pequeno e não tem forças para resistir a nações tão poderosas.

E Deus através do profeta Isaias fala com o povo, para de se preocupara, para de temer. Vocês sabe o que são as nações? VERSICULO 15 15 Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta.

O pingo de agua, você imagina um balde enchendo até a borda depois que ele enche questões de milímetro derrama um pingo de agua, é isso que as nações são perante o Senhor. Só que ele ainda acha muito e fala essas nações que você teme é como um grão de área. Aquele grão que quando você toca na areia fica um pontinho e você sente ele. Isso que são as nações perante Deus. Mas ele para fala ainda é muito, olha essas nações são como o pó da areia, aquele pó que você sobre e ele some. Isso são as nações perante o Senhor. As nações são como um nada é isso que fala o versiculo 17: Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo.

As nações para Deus são isso um nada. Menos do que um pingo d’agua, menos que um grão de areia, menos que um pó elas são menos que um nada, nada ainda é muito e ele usa a expressão “são um vácuo”.

Essa é uma linguagem poética, mas serve para abrir o olhos do povo de Deus e eles tentarem entender que é Deus, que não a nada do que se comparar. Deus é incomparável  e essa é a pergunta do versículo 18  Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?

2 RAZÃO PARA MOSTRAR QUE DEUS É INCOMPARAVEL – ELE DIZ QUE OS IDOLOS SÃO RIDICULOS DIANTE DE DEUS, ELE ESTA SENDO IRONICO NO VERSO 19 E 20

 19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela.20 O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.

Esses versículos são interessantes porque ele diz mais ou menos assim: Como vocês querem me comparar com esses ídolos que nem sequer consegue ficar em pé sozinho, olha para isso, para ficarem em pé os artesãos tem que fazer uma escora, colocar um suporte porque se bater um vento cai. Como vocês querem comparar esses ídolos com Deus? Um Deus que mede o universo com a palmos. Deus é incomparável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com