TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE A TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA

Por:   •  5/7/2017  •  Artigo  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÃO SOBRE A TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA

1) Escreva sobre a importância das concepções de Paulo Freire para a Educação e faça a relação entre o texto acima e a tendência progressista libertadora.

Paulo Freire é considerado um dos grandes educadores da atualidade e que ajudou com suas obras os educadores brasileiros a pensar a educação e a sociedade brasileira e levar em conta sempre a realidade do aluno. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência.

Sua pedagogia era voltada para alfabetização de adultos o que ele classificava como “pedagogia problematizadora”. Criou o método de alfabetização priorizando o ensino através de experiências de cada um, o que exigia um diálogo entre educador e educando. Sendo que a constante troca entre ambos fazia com que o educador deixasse de ser apenas aquele que educa, e passasse também a ser educado.

Foi grande a ajuda que Freire trouxe para a educação, buscando sempre um compromisso com o social. Os princípios e práticas de Paulo Freire tornaram-se pontos de referência para professores no mundo todo.

As tendências Progressistas abordam a relação educação sociedade, e faz ver a educação e a escola como uma possibilidade de realizar uma transformação social profunda.

Paulo Freire mostra que é preciso, igualmente, afirmar valores como a integridade, a honestidade, a simplicidade, a beleza, e o poder de transformação que está presente dentro de cada ser humano, onde ele se enquadra na pedagogia libertadora seu maior expoente. Essa pedagogia é marcada por uma educação não formal, o que permite que o aluno construa seu próprio conhecimento a partir de sua realidade de vida.

O texto “A Leitura do Mundo” de Frei Beto, retrata bem a forma de educar adotada pela pedagogia libertadora e por Paulo Freire, onde o aluno aprende não só o que lhe é repassado na escola, mas também com a experiência de seu cotidiano, onde as relações sociais são importantíssimas para a formação do homem.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire

http://claudemy.blogspot.com.br/2011/06/sociologia-x-educacao.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com