TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tendência progressista libertadora.

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2
  • A tendência progressista libertadora

Foi iniciada no final dos anos 70 e início dos anos 80, com o principal objetivo buscar uma educação mais crítica, na qual focava-se em discussões de assuntos voltados para polícia e para a sociedade.

Uma das principais características dessa tendência foi o fato em que se encontrava o professor, ele não era visto como o “dono de todo o conhecimento”, mas sim como um coordenador que atua junto com o aluno afim de melhorar a interação entre professor e aluno facilitando o pensamento crítico.

Um dos principais defensores dessa tendência foi o professor Paulo Freire, que buscava uma transformação na sociedade capitalista através de uma escola conscientizadora.

  • A tendência progressista libertária

Os defensores dessa tendência a partir de níveis subalternos buscavam modificações institucionais, pois tinham o objetivo de burlar todo o sistema na tentativa de abolir qualquer forma de poder autoritário, já que seus defensores sentiram na pele uma ditadura militar.

Um ponto importe dessa tendência foi o interesse de incluir a classe trabalhadora na educação, visando respeitar as individualidades de cada região, garantindo assim uma educação de qualidade para todos.

Além disso, essa tendência buscava fortalecer a democratização na escola, através de eleições para concelhos, direção da escola, grêmios estudantis e outras formas de gestão participativa.

  • A tendência progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica

Essa tendência foi a principal oposição a “pedagogia libertadora”, pois acreditavam que a mesma não dava o real valor ao aprendizado do chamado “saber científico”, que foi construído ao longo da história criando uma identidade e acervo cultural da sociedade.

Os defensores dessa tendência afirmavam que a função social da escola deveria ser sistematizada, afim de promover uma educação de qualidade para as mais diversas classes sociais. No qual enfatizava o domínio dos mais diversos conteúdos científicos.

Essa tendência também defende que não basta apenas repassar o conteúdo, mas sim que os alunos tenham domínios sobre eles, ou seja, eles não focavam apenas na quantidade, mas também na qualidade.

 

       

 

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com