TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE OBSERVAÇAO

Por:   •  19/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO LICENCIATURA EM FILOSOFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)1

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 - RELATO DE OBSERVAÇÃO

NOME: RODRIGO JULIATTI

RA 1757832

POLO LARGO DA ORDEM

2017

RELATO DE OBSERVAÇAO

                                                       

Ponto de partida: Rua Republica Argentina nº 2891, Curitiba Paraná.

Tomei como ponto de partida meu ambiente de trabalho, Autoescola Magnum, sendo um dos vários ambientes educativos na região do bairro Portão, citam-se alguns deles, vejamos:

  1. AMBIENTES ESCOLARES:

1.1. Autoescola Magnum: Empresa fundada em 2008, a qual trabalho há 04 (quatro) anos, na qual leciono aulas teóricas para futuros condutores,trata-se de uma empresa voltada para educação no trânsito formando novos motoristas, onde a missão é formar condutores mais responsáveis, com maior senso de cidadania e respeito a legislação de trânsito.

1.2 Faculdade Padre João Bagozzi: Criada em 2002, depois de 50 anos de atuação do Grupo Bagozzi em Curitiba. Surgiu com os membros da Congregação dos Oblatos de São José. A Faculdade Bagozzi também estimula a criação cultural e a análise crítica, além de incentivar a pesquisa e investigação científica. Para atender as necessidades da comunidade do bairro Portão, os cursos inicialmente ofertados eram Administração, Filosofia e Normal Superior. No entanto, para fornecer uma formação mais ampla, o curso de Normal Superior foi substituído por Pedagogia. Também foi aberto o curso de Serviço Social. Sendo um grupo educacional, a Faculdade Padre João Bagozzi prioriza as relações humanas, o ensino de qualidade e a visão cristã do mundo. Mais do que desenvolver o espírito crítico e intelectual dos alunos, propõe-se acima de tudo a favorecer o crescimento integral da pessoa.

1.3. Colégio estadual Pedro Macedo: Em fevereiro de 1965, instalou-se em sede própria, à Avenida República Argentina, 2376, no Bairro do Portão. Com o passar dos anos o estabelecimento sofreu algumas modificações.Ensino regular e Supletivo de 1º e 2º Graus, resultante da reorganização do Colégio Pedro Macedo, do Grupo Escolar Presidente Pedrosa, do Grupo Escolar Noturno. Pelo mesmo decreto o Ginásio Estadual Pedro Macedo passou a denominar-se Colégio Estadual Pedro Macedo Ensino de 1º e 2º Graus, tornando-se sede do Complexo Escolar Portão Ensino Regular e Supletivo de 1º e 2º Graus, responsabilizando-se pelo ensino de 5ª a 8ª série. Implantam-se as habilitações profissionalizantes no ano de 1978 em nível técnico e de auxiliar, o qual oferece os curós de: técnico em estatística, técnico em publicidade, técnico Assistente de Administração e técnico de desenhista de estrutura. Posteriormente a habilitação de Auxiliar de Escritório vem substituir a de Técnico em Estatística.

2. AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES ENCONTRADOS:

Muitos são os ambientes na região do bairro portão que mesmo não sendo diretamente escolares, podem ser ou já são aproveitados como ambientes que tem conteúdos pedagógicos, como academias, escolas de beleza, igrejas, entre outros. Vejamos alguns ambientes e seu possível aproveitamento pedagógico.

2.1 - Igreja católica do portão: embora não seja um ambiente escolar propriamente dito, neste espaço são ministradas aulas de teologia para leigos. A Igreja do Portão foi construída entre 1916 e 1928, ao redor da mesma capelinha antiga feita no início do século XX, de tijolos de barro e que ali permaneceu enquanto se erguiam os muros da futura igreja, que seria dedicada ao Senhor Bom Jesus. Ótimo espaço que poderia ser aproveitado como ambiente cultural também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com