TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO EDUCATIVO, EDUCATIVO E DIDÁCTICO

Tese: RELATÓRIO EDUCATIVO, EDUCATIVO E DIDÁCTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Tese  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

RÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA

Objeto de estudo da Didática: o processo de ensino que não é restrito na sala de aula.

O papel da Didática:

- Percepção e compreensão reflexiva e critica das situações didáticas no seu contexto histórico e social;

- Compreensão crítica do processo de ensino (competência para transmissão e assimilação dos conhecimentos);

- Compreensão da unidade: objetivos-conteúdos-métodos tarefas importantes de planejamento, direção do processo de ensino e aprendizagem e avaliação.

- Domínio dos métodos, procedimentos e formas de direção, organização e controle de ensino.

O que é DIDÁTICA?

É um dos ramos de estudo da Pedagogia. A Didática “é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais” (LIBÂNEO, 1994, p. 16).

O que é a PEDAGOGIA?

É a ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global (LIBÂNEO, 1994, p. 16).

No dicionário LAROUSSE tem o conceito “ciência da educação: conjunto dos métodos utilizados para educar as crianças e os adolescentes; prática educativa em um domínio determinado; método de ensino; aptidão para bem ensinar” (LAROUSSE, Dicionário da língua Portuguesa).

Prática educativa e sociedade

Se a Didática estuda o processo de ensino com suas finalidades educacionais e que estes são sempre sociais, a prática educativa deverá considerar o conhecimento acumulado pela sociedade, como processo formativo que ocorre como necessária à atividade humana. Nesse sentido, a prática educativa é fenômeno social e universal necessária à existência de todas as sociedades.

A educação então pode ser considerada como prática educativa e no sentido amplo “compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente” (LIBÂNEO, p. 17).

Educação não-intencional: refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos;

Educação intencional – (não formal e formal): refere-se a influências em que há intenções e objetivos conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra-escolar.

Essas formas que assume a prática educativa, intencionais ou não, formais ou não, escolares ou extras, se interpenetram. O processo educativo, onde quer que se dê, é sempre contextualizado social e politicamente; há uma subordinação à sociedade que lhe faz exigências, determina objetivos e lhe provê condições e meios de ação.

Que significa a expressão “a educação é socialmente determinada?”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com