TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE O FILME “O ULTIMO SELVAGEM” E O CONCEITO DE EVOLUÇÃO ANTROPOLÓGICO

Por:   •  25/6/2021  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO SOBRE O FILME “O ULTIMO SELVAGEM” E O CONCEITO DE EVOLUÇÃO ANTROPOLÓGICO

O evolucionismo antropológico afirma que a humanidade é homogênea, embora situada em diferentes graus de civilização. Diante disso, era necessário reduzir as diferenças culturais existentes entre os diferentes povos e grupos do mundo para que todos eles chegassem a um estágio de evolução histórica e seguissem um mesmo caminho evolutivo que começava pelos grupos considerados primitivos (índios, por exemplo) e terminaria na sociedade supostamente mais evoluída (como os brancos, europeus e cristãos).

O filme “O último selvagem” de 1992, conta a história de “Ishi”, um índio sobrevivente de uma tribo já extinta e sua relação com o professor e antropólogo Kroeber. Tem início quando Ishi é encontrado em um matadouro por uma família de brancos e logo encaminhado para uma cela até a chegada de um pesquisador para estudá-lo. Isso mostra que esse índio é considerado um primitivo, um homem livre da natureza e sem civilização e, consequentemente, as pessoas que habitavam aquele lugar, eram vistas como civilizadas e mais evoluídas.

Ao ser levado para um museu no Estado de São Francisco (EUA), em que o antropólogo Kroeber trabalha, ele vai vestido de calça e camisa sem nenhuma resistência, o que comprova a necessidade de sua adaptação a essa nova cultura para tornar-se uma pessoa civilizada. Na chegada, Ishi teve uma recepção e foi admirado, por ser o ultimo homem primitivo do continente. A impressa da época chegou, inclusive, a fazer uma entrevista com o Sr. Kroeber juntamente com Ishi. Após esse episódio, o governo dos Estados Unidos, solicitou que Ishi fosse viver numa reserva indígena com cuidados e à custa do governo, porém o antropólogo disse que ele não queria ir e que ele seria um servente do museu. E para confirmar essa decisão, ele perguntou para Ishi e, de acordo com o professor, afirmou “eu quero ficar onde estou agora, vou envelhecer e morrer neste lugar”.  Percebe-se que o Sr. Kroeber, por ser o único que entende a sua língua, tira vantagem dessa situação, pois além de na maioria das vezes decidir o que acha melhor para Ishi, é notável que ele enxerga o índio como um objeto de estudo para a elaboração de seu livro.

Em certo dia, o antropólogo pede para Ishi fazer uma casa de madeira junto com seu funcionário do museu o que não o satisfaz para os seus estudos, por não ser autêntica.  Isso fez com que ele decidisse fazer uma viagem, com duração de 2 meses, ao local com esse tipo de madeira, juntamente com  Ishi,  seu amigo Dr. Saxton Poper e o funcionário do museu. Quando estão a caminho, eles começam a praticar os costumes das pessoas primitivas como caçar com arco e flecha. Quando anoitece, o médico pergunta ao antropólogo se não seria bom se Ishi  pudesse voltar e ficar no seu local de origem e o antropólogo ligeiramente disse que não seria bom o bastante, porque ele não teria ninguém para partilhar sua vida.

Ainda durante a viagem, pela manhã, Ishi acorda o antropólogo e mostra a casa feita de madeira que pertencia a ele. Quando o Sr. Kroeber quer entrar nessa casa, Ishi afasta-o, por ser sua casa e que viveu muitos anos com sua família até serem encontrados por homens brancos, restando apenas ele.

Quando retornam, Ishi é surpreendido com uma mulher em seu quarto, mandada pelo médico e amigo do antropólogo. Quando o Sr. Kroeber soube, foi falar com seu amigo e com Ishi. Ao falar com Ishi, disse que não  poderia mais repetir aquilo e o índio argumentou por qual razão e disse apenas que “não era sensato” e o índio saiu. O antropólogo o achou no hospital, na sala de autópsia e percebeu que ele havia se assustado com o que viu e pediu para o seu “chefe” pedir que parassem de mexer nos corpos da sala, como não pararam ele saiu correndo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com